Topo

Atlético joga pelo empate com o Lanús por 2º título internacional em um ano

Jogadores do Atlético-MG esperam erguer nesta quarta a 2ª taça de torneio internacional em um intervalo de um ano - Marcus Desimoni/UOL
Jogadores do Atlético-MG esperam erguer nesta quarta a 2ª taça de torneio internacional em um intervalo de um ano Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

23/07/2014 06h00

Com vantagem de jogar pelo empate, o Atlético-MG enfrenta o Lanús, nesta quarta-feira, na segunda partida da final da Recopa, às 22h, no Mineirão, podendo conquistar o segundo título internacional em um ano. O alvinegro mineiro joga ainda para manter a hegemonia brasileira na competição.

A partida acontecerá nesta quarta-feira, mas a comemoração, em caso de título, poderá acontecer exatamente no dia em que o Atlético-MG se sagrava campeão da Libertadores um ano antes, em seu mais importante título da história. O jogo contra o Olímpia se iniciou no dia 24 de julho de 2013.

Curiosamente, o palco da decisão será o Mineirão, o mesmo da Libertadores e terá clima parecido. A situação, no entanto é diferente. Por ter vencido o Lanús, por 1 a 0, há uma semana, o time atleticano pode empatar para ficar com o título. Na final da Libertadores, o alvinegro mineiro precisava superar derrota para o Olimpia por 2 a 0, no jogo de ida.

Outro ponto coincidente, é que o Mineirão voltará a receber um público grande, superior a 50 mil torcedores e é grande a expectativa dos atleticanos em darem uma nova volta olímpica de um torneio inédito e continental.

“O Atlético merece, o Lanus também. Mas, temos que fazer por merecer. Se estamos na final, fizemos por merecer. São dois jogos que decidem. Até poderíamos ter saído com o resultado um pouco melhor. A equipe do Lanús vai vir para cima e não vai deixar barato o jogo de lá. Sem falar na catimba dos argentinos”, disse o zagueiro Réver, que não atuou em La Fortaleza e vive a expectativa de entrar na partida do Mineirão.

No jogo da ida, o primeiro tempo terminou empatado sem gols, mas, o Atlético-MG voltou melhor na segunda etapa, quando Diego Tardelli fez o gol da vitória. Para o Lanús ser campeão, terá de bater o alvinegro mineiro. Triunfo argentino por um gol de diferença leva a decisão para a prorrogação. Se ganhar por pelo menos dois gols de vantagem, conquistará o título nos 90 minutos.

Em campo, o Atlético-MG defenderá a chance de conquistar seu terceiro título em quatro disputados no Mineirão, casa oficial do maior rival, o Cruzeiro. A equipe atleticana sagrou-se campeã mineira de 2013 e da Libertadores, enquanto perdeu o título Estadual desta temporada para o time celeste.

Além disso, estará em jogo a atual hegemonia do futebol brasileiro na Recopa. O Brasil é o maior vencedor do torneio, com oito conquistas. Nos últimos três anos, a taça ficou com equipes nacionais: Internacional (2011), Santos (2012) e Corinthians (2013).

A equipe atleticana que entrará em campo será quase a mesma que venceu a partida de ida. Apenas duas modificações acontecerão. Réver voltará para a zaga, em lugar de Jemerson. No ataque, Jô, que entrou no segundo tempo do duelo na Argentina, iniciará como titular, com André indo para o banco de reservas. Ronaldinho Gaúcho, que foi substituído no intervalo em Lanús e que não acompanhou o segundo jogo do banco, está confirmado no meio de campo. 

Já o Lanús, que busca a conquista inédita para a sua galeria, deverá promover mudanças em sua equipe titular, com as entradas de Alejandro Silva, Jorge Ortiz e Acosta nos lugares de Carlos Araujo, Melano e Junior Benítez.

ATLÉTICO-MG X LANÚS

Data: 23/7/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: Miguel A. Nievas (URU) e Nicolas Taran (URU)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi

Lanús
Marchesín; Alejandro Silva, Gómez, Braghieri e Velázquez; González, Somoza, Ortiz e Ayala; Santiago Silva e Acosta
Técnico: Guillermo Barros Schelotto