Topo

Fla revê demissão de André Santos por erro estratégico com R. Abreu

Bernardo Gentile e Luiz Gabriel Ribeiro*

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2014 11h27

A diretoria do Flamengo havia definido a demissão de André Santos na noite de segunda-feira, mas o departamento jurídico rubro-negro entrou no caso um dia depois para evitar a repetição de um erro de 2013. O lateral-esquerdo seguiria o mesmo caminho de Renato Abreu – meia que teve o contrato rescindido de forma unilateral e briga na Justiça até hoje para receber R$ 16 milhões. O recuo, com direito a declarações do presidente Eduardo Bandeira de Mello e nota oficial no site, faz parte de uma estratégia jurídica do Fla para se precaver.

A saída de André Santos do clube, no entanto, está próxima. A diretoria rubro-negra admite que conversa com o jogador e seu estafe para que haja uma decisão boa para todos os lados – ou seja, uma rescisão de forma amigável. O encerramento do contrato do camisa 27 de forma unilateral está descartado.

O temor do Flamengo era de que André Santos e o empresário Carlos Leite armassem um contra-ataque, afim de cobrar multa contratual e danos morais através da Justiça. Com a negociação, o Rubro-Negro dá um passo atrás. Em reunião na última segunda-feira, a diretoria do Flamengo definiu a saída do jogador, que foi comunicado pelo diretor executivo Felipe Ximenes na manhã do dia seguinte.

O próprio André Santos, com contrato válido até agosto de 2015, revelou o teor da conversa com o cartola, através de declarações enviadas pela sua assessoria de imprensa.

"Cheguei para trabalhar no meu clube e recebi um comunicado do diretor executivo [Felipe Ximenes] que meu contrato estava rescindido. Até então eu não havia falado com ninguém, apenas conversei com o diretor executivo e ele falou que pela diretoria do clube e por ele, meu contrato estava rescindido”, disse o lateral.

Na noite da terça, Bandeira de Mello deu versão contrário ao jogador. O dirigente já estava baseado em uma nota oficial publicada pelo clube. "O André Santos está no clube, não houve rescisão nenhuma de contrato. Temos por lógica continuar com os contratos. Não existe rescisão unilateral de contrato, o vínculo dele está em vigor. Só irá rescindir se houver um acordo em comum", disse à Espn Brasil.

André Santos é um dos jogadores mais cobrados pela torcida do Flamengo. No último domingo, o lateral foi agredido por rubro-negros após a derrota de seu time para o Internacional, por 4 a 0. Ele deixava o Beira-Rio, mas foi identificado no pátio do estádio e recebeu diversos socos e chutes antes de entrar em uma van particular.

No dia seguinte, uma reunião entre cartolas do Flamengo terminou com a decisão de demitir André Santos e manter o técnico Ney Franco – outro alvo de insatisfação de torcedores, e também de parte da diretoria.

O caso de Renato Abreu voltou à tona para que o recuo do Flamengo fosse dado. O meia acabou demitido do clube através de nota oficial publicada pelo site rubro-negro, em junho de 2013.

Renato Abreu cobra o Flamengo na Justiça os vencimentos atrasados a que tem direito – salários, 13º e premiações – e uma indenização por danos morais. No total, o atleta pede R$ 16 milhões. O caso segue sem definição e corre no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

* Colaborou Vinicius Castro