Topo

Kaká está liberado para estrear pelo São Paulo no final de semana

Vanessa Ruiz

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 11h59

Um acordo entre o São Paulo e o Orlando City vai permitir a estreia de Kaká já neste final de semana, contra o Goiás. Uma cláusula do contrato de empréstimo entre o clube brasileiro e o Orlando City, que detém os direitos sobre o meia, definia que a estreia deveria acontecer no estádio do Morumbi com as "propriedades" do jogo (renda, camarotes, placas de publicidade, etc) em parte revertidas para o time americano.

Mas nesta quarta-feira (23), o proprietário do Orlando, o brasileiro Flávio Augusto da Silva, abriu uma concessão para o São Paulo considerando o fato de que Kaká está pronto para jogar e seria bom para a equipe contar com a experiência dele em campo neste momento, em que tenta engrenar no Campeonato Brasileiro. O São Paulo é o atual sexto colocado com o mesmo número de pontos, 19, de Fluminense, Atlético-PR, Internacional e Grêmio.

Havia um receio entre as partes de que promover a estreia de Kaká longe de casa diminuísse o interesse em sua primeira partida no Morumbi, o que poderia diminuir também a renda da partida e o lucro que o Orlando previa no momento da assinatura do contrato.

“Queremos ver o Kaká em campo e entendo que quanto mais ele jogar, melhor para a equipe e para o espetáculo, revertendo, naturalmente, num maior interesse do público em ir ao Morumbi para vê-lo atuando pela equipe da casa”, disse Flavio Augusto em resposta às perguntas enviadas pela reportagem do UOL Esporte.

O dono do Orlando não vê necessidade de “compensação” por parte do São Paulo porque “a estreia do Kaká em Goiânia não irá causar prejuízo algum”. Flávio Augusto reiterou não ter visto problemas em atender à solicitação do São Paulo: “Não tivemos dificuldade alguma para cedermos. Quanto ao jogo no Morumbi, tenho a certeza de que a torcida vai comparecer em peso”.

A decisão sobre a estreia ou não de Kaká está agora nas mãos do técnico Muricy Ramalho, embora seja praticamente certo que ela vá ocorrer no domingo.

Os colegas de time deixam clara a preferência pela presença do meia em campo: "É sempre bom ter jogadores da qualidade do Kaká chegando para nos ajudar. Você vê ele treinando forte e logo nota que é dedicado, experiente, que ganhou tudo não à toa", disse o lateral-direito Douglas.

O atacante Ademilson foi ainda mais incisivo: "Com ele, o time fica mais forte. Não sabemos se ele vai estrear neste jogo [contra o Goiás] ou contra o Criciúma aqui [no Morumbi], mas a presença dele vai ajudar bastante. Espero que a estreia aconteça o mais próximo possível para poder nos ajudar".

Os próximos dois jogos do São Paulo são fora de casa: contra o Goiás, neste domingo (27) pela Série A, e contra o Bragantino, na próxima quarta (30), pela Copa do Brasil. Só depois disso, no dia 2 de agosto, é que a equipe volta ao estádio do Morumbi em partida com o Criciúma. De acordo com o novo acerto, as propriedades desta partida é que serão revertidas para o Orlando.