Topo

Ligação de 2 minutos convenceu preparador físico a voltar para seleção

Preparador físico do Grêmio, Fábio Mahseredjian, e da seleção brasileira - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Preparador físico do Grêmio, Fábio Mahseredjian, e da seleção brasileira Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/07/2014 18h25

O preparador físico do Grêmio, Fábio Mahseredjian, está de volta à seleção brasileira. O profissional foi confirmado na comissão técnica comandada por Dunga na tarde desta quarta. Em entrevista coletiva, ele se disse lisonjeado e revelou que o convite não durou dois minutos.

"Acho que foi até menos", disse se referindo ao tempo do telefonema feito por Dunga e Gilmar Rinaldi na noite de terça.

"Foi muito rápido. Eles me ligaram fazendo o convite para voltar. O Gilmar, quando empresário, tentou me levar para o Japão duas vezes e acabou não acontecendo. Fiquei contente e lisonjeado de voltar. Ninguém nega a seleção brasileira e eu aceitei prontamente", disse.

O trabalho de preparador físico na seleção é diferente do clube. Em vez de ter tempo para preparar os jogadores, sua atividade em amistosos é mais de recuperação. Em competições, a ideia é dar um padrão aos grupos montados.

"Em amistosos não temos muito tempo. Trabalhamos mais para tirar o fuso horário dos jogadores. Praticamente não há treinamentos físicos. Em competições como Copa América, Copa das Confederações ou Copa do Mundo, aí sim, temos mais temos para trabalhar as capacidades físicas do grupo", explicou.

Mahseredjian já trabalhou na comissão técnica da seleção ao lado de Paulo Paixão. Com Dunga como técnico e depois com Mano Menezes, ele participou das campanhas do time nacional. Agora, ficará como único encarregado da pasta.

"Não sei como se trabalha na Europa, nunca trabalhei lá. Sei que os times de lá jogam muito menos partidas que os nossos. E que a pré-temporada deles tem sempre 30 dias, e a nossa tem 15. Posso dizer que a seleção da Alemanha segue o mesmo estilo de trabalhos da seleção americana, com Mark Verstagen, que trabalhou com Klinsmann nos Estados Unidos. É uma metodologia parecida com a holandesa, que casualmente é parecida com a minha também. Trabalha treinamentos funcionais e evolução na potência muscular", explicou Mahseredjian.

Ele seguirá trabalhando no Grêmio normalmente. O trabalho de preparador físico da seleção brasileira só ocorre quando há jogos e torneios marcados. "Ainda não tive tempo de conversar direito com Dunga. Devemos falar mais nos próximos dias", finalizou.