Topo

Novos ricos somem, e disputa entre Barcelona e Real agita mercado europeu

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 21h30

Turbinados por dinheiro oriundo de seus novos donos, times como Paris Saint-Germain, Monaco e Manchester City aqueceram o mercado do futebol europeu nas últimas temporadas. Na atual janela, porém, a briga tem sido mais focada em dois rivais tradicionais. Ninguém chamou mais atenção até aqui do que Barcelona e Real Madrid, os dois clubes que mais gastaram no continente.

O Barcelona, por exemplo, oficializou nesta quarta-feira (23) a contratação do zagueiro francês Jérémy Mathieu, que estava no Valencia. O jogador custou 20 milhões de euros, e isso é duplamente significativo para o clube catalão.

Com a adição de Mathieu ao elenco, o Barcelona já chegou a 143 milhões de euros em reforços para a próxima temporada (os goleiros Bravo e Stegen, o meia Rakitic e o atacante Luis Suárez também foram contratados). O time espanhol jamais havia investido mais de cem milhões de euros em uma janela de transferências. Em 2005, os catalães chegaram a não despejar um centavo sequer no mercado.

Mathieu é o primeiro defensor que o Barcelona contrata desde 2009. O último reforço do time para esse setor havia sido Chygrynskiy, e a zaga era uma carência antiga da equipe. Na temporada passada, o volante Javier Mascherano foi deslocado para o setor e atuou ao lado de Gerard Piqué na maior parte do tempo.

Se o Barcelona é o time que mais gastou na atual janela do futebol europeu, o Real Madrid aparece na segunda posição. O time merengue já desembolsou 110 milhões de euros em reforços para a próxima temporada. O principal deles foi o colombiano James Rodríguez, apresentado na última terça-feira (22).

Na quarta-feira, um brasileiro foi adicionado a esse grupo. O Real Madrid contratou para seu time B o lateral esquerdo Abner, destaque em seleções de base, que foi revelado pelo Coritiba.

O valor ainda é inferior aos 172,5 milhões de euros que o Real Madrid havia direcionado a reforços antes do início da última temporada. Naquela janela, principalmente por causa do esforço para ter o galês Gareth Bale, o time madrileno foi o líder em investimento.

O Chelsea também não deixou de investir nesta temporada. Como tem acontecido desde 2004, quando foi comprado por Roman Abramovich, o time londrino é um dos compradores mais ávidos no mercado europeu. Mas algumas das negociações de saída chamaram mais atenção na atual janela, e isso diz muito sobre as movimentações do clube.

Nesta terça-feira, por exemplo, a chegada de Diego Costa foi ofuscada pela saída de uma lenda do clube. Frank Lampard, de 36 anos, acertou com o New York FC e vai jogar a MLS, a liga profissional de futebol dos Estados Unidos.

Outros times que se destacaram em janelas anteriores ainda se moveram pouco. O Monaco não fez contratação de peso para substituir James Rodríguez, que fechou com o Real Madrid. O Paris Saint-Germain fechou com o zagueiro brasileiro David Luiz antes de a Copa do Mundo começar e apresentou nesta terça-feira o lateral direito marfinense Aurier, mas ainda não houve impacto gigantesco para uma equipe que fechou com nomes como Ibrahimovic e Cavani em anos anteriores.

O reforço que o Paris Saint-Germain ainda sonha contratar para o setor ofensivo é o argentino Ángel Di María, mas regras de fair play financeiro não permitem que o clube gaste os 60 milhões de euros pedidos pelo Real Madrid. A diretoria cogita um empréstimo, e isso pode levar o meio-campista para o Manchester United.

Depois de ter contratado o técnico holandês Louis van Gaal, o Manchester United fala publicamente em fazer grandes investimentos. Até o momento, 78 milhões de euros foram destinados ao lateral Luke Shaw e ao meia Ander Herrera.