Topo

Santos confirma Al Capone, Corleone e Cia de sócios e promete investigação

Don Corleone, Augusto Pinochet, Al Capone, Alexandre Nardoni e até de Edgar Baez poderiam votar  - Reprodução
Don Corleone, Augusto Pinochet, Al Capone, Alexandre Nardoni e até de Edgar Baez poderiam votar Imagem: Reprodução

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/07/2014 19h43

O Santos confirmou que existia irregularidades em seis mil carteiras de associados e que mil delas ainda passam por investigação. 49 sócios investigados possuem nomes fictícios que causaram espanto em oposicionistas, conselheiros e torcedores do clube. Isso porque existem carteirinhas registradas em nome de Don Corleone, mafioso do filme o “Poderoso Chefão”, o ditador chileno Augusto Pinochet, o gângster Al Capone, de Alexandre Nardoni, preso por matar a filha Isabella, e até de Edgar Baez, atacante argentino que atuou no Santos no fim dos anos 90.

O presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Paulo Schiff, amenizou as acusações da oposição, mas confirma que seis mil associados possuíam algum tipo de irregularidade e, por isso, o clube iniciou um processo de recadastramento de sócios em abril deste ano.

O Santos alega que já cancelou a carteirinha dos sócios com nomes fictícios, casos de Corleone, Al Capone e companhia, pois identificou irregularidades no CPF.

“Nesse trabalho de checagem, em um universo de cerca de 60 mil associados, foram encontrados 49 nomes cadastrados, onde o CPF não batia com os nomes. Nesse grupo constavam as carteiras de sócios "fantasmas" apresentadas hoje à Imprensa pela Associação Terceira Via. Esses 49 nomes estão bloqueados desde fevereiro e março deste ano. Além disso, cerca de 6 mil associados apresentaram problemas de informação. Desses aproximadamente 5 mil tinham erros de grafia no nome e endereço e já foram sanados. Restaram cerca de 1 mil que ainda estão sendo investigados para checar diferenças entre CPFS e nomes, podendo inclusive ser de associados que usam o mesmo CPF para seus filhos e dependentes ou de sócios muito antigos da época que ainda não havia CPF. Todos eles serão convidados a se recadastrar, conforme foi divulgado na reunião do dia 10/06/2014”, alega o clube.

Segundo a Terceira Via Santista, grupo de oposição do Santos, eles receberam a denuncia pelo correio. Além das carteirinhas, chegou à sede dos oposicionistas uma carta anônima. A pessoa misteriosa alega ser ex-funcionário da CSU CardSystem, processadora e administradora independente de cartões de credito e débito, responsável pelo gerenciamento do programa de sócios do clube.

A oposição, inclusive, protocolou um pedido de instauração de inquérito nesta quarta-feira, na Polícia Civil, para investigar o caso. Segundo eles, a ação visa fraudar a eleição presidencial do Santos em dezembro deste ano.

“Eles são na frente da eleição com seis mil votos. O artigo nono do estatuto social diz que a proposta de admissão no quadro social pode ser feita por qualquer associado. Em tese, esses sócios foram indicados por outro sócio cadastrado. A proposta de admissão com as devidas informações é submetida à divisão de inquérito e sindicância do Departamento Jurídico. Caso o parecer seja pelo indeferimento, deverá ser fundamentado ao parecer do CG (Comitê de Gestão). Não basta se cadastrar no sistema, tem de passar pela aprovação do jurídico”, afirma Orlando Rollo.

O Santos acredita que a irregularidade não deve cancelar a votação no Conselho de Deliberativo do clube na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro,para aplicação do voto pela internet já nas próximas eleições.