Topo

Advogado usa câmera para mostrar que 'Don Corleone' ainda é sócio do Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/07/2014 18h37

A oposição do Santos não “digeriu” o esclarecimento oficial da diretoria alvinegra, que afirma ter cancelado as carteirinhas de associados irregulares em fevereiro deste ano. Um dos integrantes do movimento “Vem Pra Urna Santista”, o advogado Leandro Weissmann, foi ao clube com uma câmera escondida e abordou uma funcionária na secretaria da Vila Belmiro (veja vídeo acima, editado pelo movimento "Vem Pra Urna Santista"), que confirmou que o número da carteirinha de Vito Antonio Andolini, personagem mafioso conhecido como Don Corleone, no filme “O Poderoso Chefão”, continua no sistema de sócios do clube.  

“Eu fui lá pedir a carteira do meu irmão. Como estava na secretaria, perguntei para a moça se uma pessoa era sócia, o Vito (Don Corleone), ela disse que estava ativo. Se ele podia me confirmar o número de uma pessoa. Ela me passou que sim. Significa que está comprovado que há fraude, que essa carteira não foi bloqueada em fevereiro, como afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Paulo Schiff”, afirmou Dr. Leandro ao UOL Esporte.

A oposição divulgou o vídeo em uma rede social para rebater a nota de esclarecimento da diretoria do Santos, que negou fraude eleitoral após as acusações de associados “fantasmas” com nomes de mafiosos, ex-jogadores e até de assassinos.

 "Esse vídeo é uma resposta à nota oficial do Santos FC e ao presidente do Conselho Deliberativo do clube, o Sr. Paulo Schiff, que confirmou, em entrevista, que todas as associações citadas na denúncia da fabricação de sócios foram descobertas há 43 dias. Em resposta, o Santos FC confirma o exato dia do bloqueio. No caso de Vito Antonio Andolini, a data foi em 10/2/2014. O vídeo foi gravado em 23/7/2014 minutos após a denúncia ser anunciada", retrata um trecho do vídeo.

"Espera: se a carteirinha está bloqueada, como aparece o número de sócio no sistema da secretaria social?. Contra fatos, não há argumentos! O vídeo contraria, totalmente, a nota de esclarecimento do Santos FC, bem como a entrevista do Sr. Paulo Schiff com relação ao suposto bloqueio realizado pelo clube aos sócios fantasmas denunciados. Não subestimem a nossa inteligência”, diz as legendas do filme gravado por Weissmann.

A intenção dos oposicionistas é convencer os conselheiros a não aprovar o voto pela internet, que será votado nesta quinta-feira em reunião do Conselho Deliberativo do clube, na Vila Belmiro.

O Santos confirmou que existia irregularidades em seis mil carteiras de associados e que mil delas ainda passam por investigação. 49 sócios investigados possuem nomes fictícios que causaram espanto em oposicionistas, conselheiros e torcedores do clube. Isso porque existem carteirinhas registradas em nome de Don Corleone, mafioso do filme o "Poderoso Chefão", o ditador chileno Augusto Pinochet, o gângster Al Capone, de Alexandre Nardoni, preso por matar a filha Isabella, e até de Edgar Baez, atacante argentino que atuou no Santos no fim dos anos 90.

O presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Paulo Schiff, amenizou as acusações da oposição, mas confirma que seis mil associados possuíam algum tipo de irregularidade e, por isso, o clube iniciou um processo de recadastramento de sócios em abril deste ano.

O Santos alega que já cancelou a carteirinha dos sócios com nomes fictícios, casos de Corleone, Al Capone e companhia, pois identificou irregularidades no CPF.

"Nesse trabalho de checagem, em um universo de cerca de 60 mil associados, foram encontrados 49 nomes cadastrados, onde o CPF não batia com os nomes. Nesse grupo constavam as carteiras de sócios "fantasmas" apresentadas hoje à Imprensa pela Associação Terceira Via. Esses 49 nomes estão bloqueados desde fevereiro e março deste ano. Além disso, cerca de 6 mil associados apresentaram problemas de informação. Desses aproximadamente 5 mil tinham erros de grafia no nome e endereço e já foram sanados. Restaram cerca de 1 mil que ainda estão sendo investigados para checar diferenças entre CPFs e nomes, podendo inclusive ser de associados que usam o mesmo CPF para seus filhos e dependentes ou de sócios muito antigos da época que ainda não havia CPF. Todos eles serão convidados a se recadastrar, conforme foi divulgado na reunião do dia 10/06/2014", alega o clube.

O UOL Esporte entrou em contato com o Santos para explicar as novas acusações da oposição. Em seguida, o clube divulgou uma nota oficial alegando que o Comitê Gestor não se pronunciará mais sobre esses assuntos:

"Em função das últimas notícias publicadas sobre a votação no Conselho Deliberativo do Santos FC, na data de hoje, o Comitê de Gestão do Clube , na pessoa do seu presidente, Odílio Rodrigues Filho, esclarece que o Comitê não se manifesta ou expressa qualquer tipo de avaliação ou juízo de valor com relação aos assuntos do Conselho Deliberativo. "O Comitê de Gestão respeita em absoluto todos Conselheiros, suas decisões e o Estatuto do Clube", Odílio Rodrigues - Presidente", diz a nota.