Topo

Fred é o primeiro brasileiro 'fujão' do Shakhtar a voltar para a Ucrânia

Fred, meia do Shakhtar Donetsk - Alexander KHUDOTEPLY / AFP
Fred, meia do Shakhtar Donetsk Imagem: Alexander KHUDOTEPLY / AFP

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 08h40

O meia Fred decidiu voltar para a Ucrânia para participar das atividades do Shakhtar na pré-temporada. Ele era um dos cinco brasileiros, além de um argentino, que haviam se recusado a voltar ao país com medo dos graves conflitos que assolam o país.

"Shakhtar continua se preparando para o começo do Campeonato Ucraniano da próxima temporada. Fred retornou ao campo. Nos próximos dias, estamos esperando que Ismaily também volte", disse o clube em comunicado oficial, revelando que um segundo brasileiro deve chegar em breve.

Com a volta de Fred, o Shakhtar ainda aguarda Alex Teixeira, Douglas Costa, Ismaily, Dentinho e Facundo Ferreira.

Depois da recusa do grupo de jogadores, o presidente do clube chegou a ameaçá-los: "Eles têm algumas obrigações contratuais e devem ter se recusado a retornar. Eles serão os únicos a sofrer", disse Rynat Akhmetov na ocasião.

Entretanto, a própria Uefa divulgou uma lista de cidades ucranianas "seguras" para jogos de futebol e pediu a volta dos atletas. Sergei Palkin, CEO do Shakhtar, também disse que "a segurança dos atletas é prioridade".

A ação dos jogadores foi motivada, principalmente, pelo grave confronto na Ucrânia e também pela queda do avião da Maylasian Airlines, na última quinta-feira, que aparentemente foi abatido por um grupo de rebeldes.