Topo

James Rodríguez vira fenômeno de marketing. Mas ainda está longe de Neymar

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 09h37

James Rodríguez é o novo camisa 10 do Real Madrid, que pagou 80 milhões de euros (quase R$ 240 milhões) ao Monaco para contar com o artilheiro da Copa do Mundo. Além das razões óbvias, tamanho investimento se justifica pelo fato do jovem de 23 anos ter excelente potencial de faturamento com marketing.

O colombiano atualmente fatura 8,5 milhões de euros (na cotação atual R$ 25,5) por temporada com seis marcas: Clear, Rexona, Pony Malta, Milo (da Nestlé), Bimbo e Adidas. O Real Madrid tem direito a 50% dos direitos de imagem do jogador e pretende usar o ótimo desempenho do craque no Mundial para multiplicar estas quantias.

Mesmo assim, no quesito marketing, James ainda está bastante atrás do brasileiro Neymar, que tem 20 parceiros comerciais. Só para vestir óculos de uma marca, Neymar fatura 5 milhões de euros (R$ 15,4 milhões).

O jogador do Barcelona atualmente tem 12 patrocinadores oficiais (Nike, Panasonic, Claro, Tenys-Pé, Lupo, Guaraná Antarctica, Unilever, Volkswagem, Santander, Red Bull, Heliar e Palpiteros) e oito acordos de licenciamento (Mentos, Mauricio de Souza, Drakkar Noi, Universo dos Livros, Panda Books, Kibon, Police e Rock & Soda Jeans).

Nas redes sociais, outra goleada do brasileiro sobre o colombiano. No Facebook, a página de James tem 15,8 milhões de curtidas, contra 40,5 milhões de Neymar. São 4,19 milhões de seguidores no Twitter do jogador do Real contra 13,3 milhões na conta do barcelonista. No Instagram, o camisa 10 do Brasil tem 9,6 milhões de seguidores contra 3,4 milhões do craque da Colômbia.