Topo

Levir Culpi se torna bicampeão da Recopa por rivais mineiros

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

24/07/2014 10h00

Contratado com a temporada em andamento, o técnico Levir Culpi, que está em sua quarta passagem pelo Atlético-MG, conquistou o quarto título, o primeiro continental, pelo clube mineiro. O time alvinegro ganhou, nesta quarta-feira, a Recopa Sul-Americana ao derrotar o argentino Lanús, por 4 a 3, com dois gols marcados na prorrogação.

Foi o segundo título continental na carreira do treinador, que chegou ao Atlético no final de abril. Levir Culpi alcançou o feito de levar os dois maiores rivais de Minas ao título da Recopa. Em 1998, ele comandou o Cruzeiro no que era, até então, seu único troféu internacional.

Depois de perder por 3 a 2 no tempo normal, o Atlético fez 2 a 0 na prorrogação e conquistou a Recopa. Levir Culpi festejou bastante. “O jogo foi disputado, mais emocionante ainda, mas sempre foi assim a minha historia no Atlético, sempre foi difícil de ganhar, mas quando ganha a gente comemora ainda mais”, disse o treinador, em entrevista ao canal Fox Sports.

“Eu ficaria muito triste se saíssemos daqui com uma derrota. Mas foi uma guerra, ganhar da Argentina é muito bom. Foi muito emocionante, sempre foi assim aqui”, acrescentou o treinador.

Pelo Atlético, o treinador foi campeão mineiro por duas vezes, 1995 (em sua primeira passagem) e 2007, e conquistou a Série B do Brasileiro em 2006 (ambos na terceira passagem), levando o clube de volta à primeira divisão nacional. Porém, a Recopa passa a ser a sua conquista mais importante no alvinegro mineiro.

O título continental é motivo para o comandante atleticano comemorar. Levir volta a ser campeão comandando um time brasileiro depois de ficar por sete anos no futebol japonês, quando comandou o Cerezo Osaka.

Levir Culpi foi contratado pelo Atlético, que demitiu Paulo Autuori, com a missão de resgatar o futebol demonstrado em 2013 sob o comando de Cuca, que foi para a China. O treinador não conseguiu evitar a eliminação atleticana nas oitavas de final da Libertadores, diante do Atlético Nacional. O comandante ainda terá pela frente o restante do Brasileirão e a Copa do Brasil.