Topo

Luxa vira solução contra degola no Fla, mas falhou em missão similar no Flu

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2014 06h00

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Flamengo deu início a uma reformulação em busca de recuperação na competição. O medo do rebaixamento inédito fez a diretoria trocar o comando da equipe. Ney Franco acabou demitido após sete jogos no comando e deu lugar a Vanderlei Luxemburgo. Ele é o escolhido para evitar o fiasco rubro-negro, mas Luxa não teve sucesso em missão similar na última temporada.

No dia 30 de julho de 2013, o Fluminense anunciou a contratação de Vanderlei Luxemburgo para tirar a equipe da incômoda 17ª colocação, com apenas nove pontos conquistados até a 9ª rodada do Brasileiro. O treinador iniciou bem sua trajetória no Tricolor, com vitória sobre o Cruzeiro, no Maracanã.

O triunfo sobre os mineiros, no entanto, foi apenas um dos seis resultados positivos do Fluminense sob o comando de Luxemburgo no Campeonato Brasileiro. Completam os 24 jogos do treinador à frente do Tricolor mais nove derrotas e nove empates, o que representa um aproveitamento de 37,5% dos pontos disputados.

A missão de liderar o Fluminense a uma recuperação no Brasileirão-2013 não foi concluída com sucesso. Ele acabou demitido no dia 11 de novembro e entregou a equipe para Dorival Júnior na 18ª posição, com 36 pontos, a cinco jogos do fim. Como se sabe, o Tricolor terminou o Brasileiro entre os quatro últimos, mas conseguiu se livrar do rebaixamento porque a Portuguesa escalou um jogador irregular, perdeu quatro pontos e herdou a queda para a Série B.

A contratação de Luxemburgo pelo Flamengo é curiosa também no aspecto político do clube. Em dezembro de 2012, Vanderlei não ficou em cima do muro e apoiou a então presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que buscava a reeleição. Porém, ela não foi páreo para a chapa encabeçada Eduardo Bandeira de Mello e acabou derrotada.

E é justamente o mandatário rubro-negro, a quem Luxemburgo fez oposição, que decidiu contratar o treinador, auxiliado pelo diretor executivo Felipe Ximenes. Durante a eleição, Luxa deu uma cutucada na chapa rival e pediu que as promessas feitas durante a campanha não ficassem apenas no papel em caso de vitória.

Com a necessidade de mudança que a crise trouxe, Luxemburgo virou aliado e já inicia o planejamento para o futebol rubro-negro. "Me sinto honrado por, pela primeira vez, trabalhar com um treinador tão vencedor no futebol brasileiro. O Vanderlei tem muitas conquistas e, por isso, é muito cobrado. Ele saberá aguentar a pressão", disse Ximenes.

Com sete pontos, o Flamengo é lanterna do Campeonato Brasileiro. A primeira missão do novo treinador no comando do time será um clássico. No Maracanã, no próximo domingo, O Rubro-Negro enfrenta o Botafogo. O Alvinegro também passa por aperto na parte de baixo da classificação do torneio nacional, com 12 pontos.