Topo

Oposição exorciza fantasmas e consegue veto à votação online

Quatro grupos de oposição do Santos se uniram e protestaram do lado de fora da reunião - Samir Carvalho/UOL
Quatro grupos de oposição do Santos se uniram e protestaram do lado de fora da reunião Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

24/07/2014 23h22

Em reunião do Conselho Deliberativo na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, os conselheiros do Santos reprovaram o voto pela internet para as eleições, que ocorrem em dezembro deste ano. Depois de aproximadamente 1h30 de discussão, a proposta de votação on line foi rejeitada por 85 votos a 80, com uma abstenção.

Desta maneira, o processo eleitoral do clube segue no modelo tradicional, ou seja, presencial. “Hoje o impossível aconteceu. Inclusive, conseguimos reverter os votos dos conselheiros que eram favoráveis a eles. Os quatro grupos de oposição (Terceira Via Santista, Tradição Santista, Santo Sempre Santos e Resgaste Santista)  se uniram porque estavam preocupados com o Santos. A situação estava apenas preocupada com a questão política", disse o conselheiro Orlando Rollo, defendor do veto à votação virtual.

A rejeição ocorreu sob tensão depois da denúncia de irregularidades no cadastro de sócios. A ponto de existir no quadro associativo nomes bizarros, como os de Don Corleone, mafioso do filme o "Poderoso Chefão", o ditador chileno Augusto Pinochet, o gângster Al Capone, de Alexandre Nardoni, preso por matar a filha Isabella, e até de Edgar Baez, atacante paraguaio que o Santos contratou por engano nos anos 90.

A oposição alertava para a possibilidade de fraude com o voto à distância e trabalhou para convencer os conselheiros a não aprovar o voto pela internet. Os grupos oposicionistas do clube, inclusive, criaram um movimento intitulado “Vem Pra Urna Santista” com a intenção de convencer os conselheiros.

A reunião foi bastante quente. Os grupos de oposição compareceram à Vila Belmiro para protestar. Eles distribuíram panfletos na porta do estádio que pediam aos conselheiros a votar contra ao voto pela internet. Gritos de guerra também foram entoados contra a gestão do presidente Odílio Rodrigues. 

Ainda nesta quinta-feira, à tarde, a oposição divulgou um vídeo questionando o esclarecimento do Santos de que os sócios irregulares foram bloqueados em fevereiro deste ano, como alegou o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Paulo Schiff.

Um dos integrantes do movimento “Vem Pra Urna Santista”, o advogado Leandro Weissmann, foi ao clube com uma câmera escondida na última quarta-feira e abordou uma funcionária, que confirmou que o número da carteirinha de Vito Antonio Andolini, personagem mafioso conhecido como Don Corleone, no filme “O Poderoso Chefão”, continua no sistema de sócios do clube. Paulo Schiff explicou após a reunião que os nomes constavam na secretária do clube porque não foram cancelados, apenas bloqueados para averiguação.

O Santos confirmou que existia irregularidades em seis mil carteiras de associados e que mil delas ainda passam por investigação. Outros 49 sócios investigados possuem nomes fictícios que causaram espanto em oposicionistas, conselheiros e torcedores do clube.