Topo

City 'contrata' 5º zagueiro mais caro do mundo, e Chelsea repatria ídolo

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 22h16

A sexta-feira foi marcada por poucas, mas significativas movimentações no mercado do futebol europeu. A transferência mais importante do dia foi do atacante marfinense Didier Drogba, de 36 anos, que deixou o Galatasaray (TUR) para voltar ao Chelsea (ING). Além do retorno do herói do clube, alguns jogadores que participaram da Copa do Mundo de 2014 – incluindo o goleiro Julio Cesar, do Brasil – mudaram de clube. E ainda tem a história mais curiosa do dia: o Manchester City anunciou a compra de um zagueiro por valor exorbitante, mas adiou o anúncio.

Eliaquim Mangala é zagueiro canhoto, tem 23 anos, começa a defender a seleção francesa e joga no Porto (POR). Jogava. Ou ainda joga... A dúvida foi deixada pelo Manchester City, que anunciou a contratação do jogador por um vídeo publicado no site do clube, mais tarde tirado do ar. Se a transferência se confirmar, por 40 milhões de euros, ele será o quinto zagueiro mais caro da história do futebol, atrás de Lilian Thuram, Thiago Silva, Rio Ferdinand e David Luiz.

No caso de Drogba, que rescindiu contrato com o Galatasaray, a transferência foi livre e confirmada com contrato de um ano. É possível que o marfinense se aposente no clube ao término da próxima temporada, no clube no qual se tornou herói. Drogba foi o protagonista do único título do clube inglês na Liga dos Campeões, em 2012. Agora, reedita a parceria com o técnico José Mourinho.

Da Copa do Mundo, Julio Cesar anunciou a volta para o Queen’s Park Rangers (ING) após o período no Toronto FC (CAN), utilizado pelo goleiro para atuar com frequência antes da Copa do Mundo. Ele ainda não sabe se de fato ficará no clube inglês ou se tentará sair para jogar mais vezes em outra agremiação.

O zagueiro José Maria Basanta, que defendeu a seleção argentina ao lado de Lionel Messi até a final da Copa, contra a Alemanha, finalmente foi ao futebol europeu. Aos 30 anos, trocou o Monterrey (MEX) pela Fiorentina (ITA), por 4 milhões de euros.

O meia japonês promissor Hiroshi Kiyotake, de 24 anos, protagonizou transferência dentro do futebol alemão. Foi do Nuremberg para o Hannover, por 5 milhões de euros.

Na Itália, a Juventus reforçou ainda mais seu elenco com a contratação do ponta direita argentino Roberto Pereyra, da Udinese, que foi um dos melhores jogadores da liga nacional na temporada 2013-14. Ele não deverá começar como titular, mas vira mais uma boa opção ofensiva para a equipe, que já contratou o espanhol Alvaro Morata do Real Madrid.

A sexta-feira também marcou o fim do total fracasso que foi a passagem do português Bebé pelo Manchester United. Considerado um dia o novo Cristiano Ronaldo, agora ele volta a Portugal para jogar pelo Benfica.