Topo

Cruzeiro encaminha acerto de Willian, mas afasta usá-lo contra Figueirense

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2014 06h00

Sem contrato com o Cruzeiro desde 14 de julho, o atacante Willian segue aguardando as negociações com o Metalist, da Ucrânia, para definir a sua permanência na Toca da Raposa. Restam apenas detalhes burocráticos para sacramentar o negócio, mas a presença do jogador diante do Figueirense já está descartada.

Havia uma expectativa entre os dirigentes que o jogador pudesse estar liberado para enfrentar o time catarinense neste sábado, às 18h30, no Mineirão, mas já não há mais tempo hábil para regularizar a situação do atacante. As negociações evoluíram e a transação deve ser oficializada até a próxima segunda-feira.

As duas diretorias mantiveram contato ao longo da semana e os ucranianos já apresentaram novas alternativas ao Cruzeiro para resolver o impasse financeiro, que dificulta a contratação da negociação.

Os ucranianos queriam receber um valor menor de forma oficial envolvendo a compra dos direitos econômicos do jogador e a maior parte do montante em contas particulares, classificando essa quantia à parte como ‘direitos de imagem’.

O clube celeste não concordava com a forma de pagamento dos ucranianos e por isso solicitou uma outra opção, que já foi apresentada pelos ucranianos. Resta as duas partes acertarem os últimos detalhes jurídicos para o Cruzeiro poder efetuar o pagamento da primeira parcela, que é imediata.

O time celeste teve um desconto de 500 mil euros, referente a uma parcela, e pagará 3,5 milhões de euros para adquirir os direitos econômicos do jogador de 28 anos. O negócio já é dado praticamente como certo, porém os dirigentes aguardam a oficialização para divulgar o acerto.

Com uma permissão do Metalist para seguir treinando na Toca, em um primeiro momento Willian realizou apenas treinos físicos, mas com o encaminhamento positivo das tratativas, o jogador voltou a participar normalmente das atividades nesta semana. Somente na quinta-feira que ele foi poupado das atividades e realizou apenas trabalhos internos na academia.

A expectativa é que o jogador já estará à disposição do treinador para o jogo contra o Botafogo, pela 12ª rodada do Brasileirão, no dia 2 de agosto, no Maracanã. Por enquanto, Marquinhos segue como titular da posição e Dagoberto fica no banco de reservas.