Topo

Messi marca em despedida de Deco, mas dono da festa é quem faz golaço

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 17h56

O jogo era a despedida oficial do luso-brasileiro Deco. Todo um roteiro foi montado para isso: amistoso entre Barcelona de 2006 e Porto de 2004, Estádio do Dragão lotado e uma série de homenagens. Em campo, Messi, bem mais maduro que em 2006, teve a oportunidade de jogar com seus companheiros de início de careira.

O craque argentino fez a festa na pelada, marcou gol, deu arrancada e assistência. Mas quem fez golaço mesmo foi o dono da festa. Deco anotou um gol para cada lado e determinou um empate por 4 a 4 nesta sexta-feira (25).

Deco já havia anunciado aposentadoria, mas o jogo foi uma espécie de encerramento oficial da carreira dele. O luso-brasileiro vestiu a camisa das duas equipes e marcou duas vezes de cobertura no segundo tempo: para o Barcelona, aos 10min, e para o Porto, aos 44min.

O primeiro tempo, com Deco jogando pelo Porto, os portugueses abriram 2 a 0, com Derley e McCarthy. No segundo tempo, Messi resolveu mostrar que não gosta de perder nem pelada. Deu uma arrancada para deixar Eto'o na cara do gol sem goleiro. Em outra, fez o goleiro sair e a bola sobrou para Deco fazer de cobertura.

A diferença física entre os jogadores das duas equipes era visível. Os mais novos do Barcelona, como Messi e Samuel Eto’o sobraram no segundo tempo - o camaronês ainda fez mais um em arrancada que ninguém acompanhou, e Messi deixou um de cabeça, também subindo sozinho.

Mas as pinturas do dia foram de Jankauskas, pelo Porto, de voleio, após rebote de Vitor Baía, e do próprio Deco, que sacramentou o empate num toque de primeira por cima do goleiro. A festa era dele.

Só faltou na reunião do grande time do Barcelona de 2006 o brasileiro Ronaldinho Gaúcho. O jogador foi liberado de três treinos e um jogo do Atlético-MG para participar da festa de Deco, mas perdeu o voo e não conseguiu chegar a tempo a Portugal.