Topo

Mano Menezes revela que teve proposta do futebol português

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 14h47

O técnico Mano Menezes, do Corinthians, afirmou em entrevista ao “Bate-Bola”, da ESPN Brasil, que teve uma oferta do futebol português. Ele não especificou em qual momento teve a chance de deixar o Brasil, e deu alguns indícios de que o clube que tentou a contratação foi o Porto.

“Teve algumas sondagens, de Portugal. Era uma possibilidade boa na Europa para um brasileiro, até porque não tem a dificuldade do idioma. E não é só falar, é se comunicar bem. E seria num clube que permitiria bons resultados”, disse. “São pessoas extremamente competentes. O Porto tem o CEO, que é o Antero [Henrique], que é atualizadíssimo. É muito bom sentar para conversar futebol com ele. A maneira como o Porto vê futebol e tenta se manter no topo do futebol europeu. Porque Portugal não é uma economia que pode se comparar com alguns países de lá. Então ele tem muito mérito. E a vinda do novo técnico pode ter muito a ver com a filosofia do clube”, falou Mano Menezes.

O treinador do Corinthians, no entanto, afirmou que não tem a ambição de deixar o Brasil neste momento da carreira.

“Eu não tenho esse objetivo como vi pessoas escrevendo. Isso é consequência natural das fases que você atravessa. Esse não é o momento. Não é hora de sair. Tem que sair quando você tiver mais valorizado, pra ter um trabalho que te permita marcar uma posição no mercado do exterior”, disse.

O treinador ainda falou sobre os problemas de formação de atletas no futebol brasileiros, apontados principalmente após o fracasso histórico da seleção na Copa do Mundo de 2014. Para Mano, a formação está comprometida.

“É problema de formação. É questão de formar para exportar, para ganhar torneios e não formar jogadores nos fundamentos. Isso é a necessidade de evoluir em termos de formação. Aliar novos conhecimentos a esse conhecimento empírico que a gente teve. O básico do futebol é domínio e passe. A gente não domina tão bem, e não passa mais também”, falou.