Topo

Palmeiras tem de ser protagonista no clássico, diz Ricardo Gareca

Vanessa Ruiz

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 12h30

Quem vai entrar em campo neste domingo contra o Corinthians, Ricardo Gareca ainda não sabe: "Não tenho nada a esconder. Se amanhã [sábado] definir o time, vou falar". O que Gareca já sabe, no entanto, é o que espera do Palmeiras no clássico deste domingo (27) e em qualquer situação: protagonismo, o que não significa que o time deva se colocar em um patamar superior ao dos adversários

"Penso que o Palmeiras tem de ser protagonista, mas não permito que pense que é melhor que outro time. Tem de jogar. Os jogos, se resolve no campo. Não tenho como prever o que vai se passar com o time", disse o treinador em entrevista coletiva após quase duas horas e meia de atividade nos gramados da Academia de Futebol, na manhã desta sexta (25).

Gareca começou as atividades com uma hora de treino físico para todo o elenco. Depois, comandou um treino em campo reduzido. Duas horas após o início do treino, dispensou cerca de 15 jogadores e manteve aqueles que pouco têm jogado fazendo treino técnico.

O técnico argentino soa bastante empolgado com seu primeiro "dérbi paulista" no Brasil: "Viver este clássico como treinador é uma das coisas mais importantes da minha carreira. Estou vivendo algo muito bom [estar no Palmeiras] e dou muito valor a isso", disse.

Gareca está confiante também no ânimo de seus jogadores diante do desafio: "Os jogadores sabem da motivação de atuar em um clássico, de jogar em um estádio novo, estádio de Copa do Mundo. Eles estão com muita vontade de jogar”. Nesta manhã, em entrevista à TV Bandeirantes, o lateral Wendel corroborou a fala do treinador: “Este clássico é diferente. É [nossa] inauguração do estádio do Corinthians”.

Independentemente de quem vá colocar em campo, Gareca fez questão de deixar claro para os torcedores que todos no Palmeiras estão cientes da importância do jogo: “A torcida tem de saber que todos sabemos da responsabilidade que temos neste jogo e no campeonato como um todo”.

Neste momento, o Palmeiras é o 12º colocado na tabela do Brasileirão com 13 pontos, enquanto o Corinthians é o 2º com 20 pontos conquistados. Apesar da diferença, o técnico palmeirense insiste na máxima de que, em clássicos, não há favoritos.

“Em clássico, não adianta considerar quem vem melhor, é sempre um prognóstico difícil. Sabemos que o Corinthians está bem e que temos que ir melhorando jogo a jogo. Mas vejo a todos aqui animados, predispostos. Estou confiante de que vamos chegar bem a este jogo”, afirmou.

O Palmeiras volta a treinar neste sábado (26). Os únicos desfalques confirmados são Fernando Prass, Lucio e Eguren, que seguem se recuperando de lesões.