Topo

Conselheiro do Palmeiras diz que a "novela Valdívia" pode parar na Fifa

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2014 19h54

A novela envolvendo uma possível desistência do Al-Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, pode parar na Fifa. Isto porque, caso não seja comprovado que ele não tenha assinado contrato com o clube árabe, ele poderia retornar para o Palmeiras. A informação foi passada pelo conselheiro do clube paulista, Osório Furlan Júnior.

“Comentei essa situação com o Palmeiras. O Valdívia não teria assinado nada. Essa história não está bem explicada. Quem precisa dar essa satisfação é o próprio jogador. Não consegui falar com ninguém do Palmeiras até esse momento”, disse o conselheiro à Rádio Globo.

O conselheiro detém 36% dos direitos econômicos de Valdívia e, por isso, entrou como parte interessada na negociação. Ele explicou que terá uma reunião com o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, e espera que essa situação seja resolvida na segunda-feira.

“Esperamos por uma reunião com o Wagner Ribeiro. Acredito que a solução do caso será segunda-feira. Como o Valdívia não teria assinado contrato, ele é jogador do Palmeiras e deveria retornar”, afirmou.

“O Palmeiras está disputando duas competições. Soube que o Valdívia teria assinado contrato com o time árabe. Porém, ele não teria pego uma cópia do contrato”, acrescentou.

Osório Furlan Júnior desembolsou quase R$ 6 milhões para trazer Valdívia em 2010 e, assim, ficou com parte dos direitos econômicos do meio-campo.

“Quando o Valdívia foi contratado, toda a mídia foi de acordo. Porém, ele não chegou em condições de jogar porque veio com problemas crônicos. O jogador ficou dois anos sem poder jogar. Ele acabou ajudando nos jogos finais da Copa do Brasil”, avaliou.

Essa semana o Al Fujairah publicou em sua conta no Twitter que o contrato não foi assinado "ainda" e isto vem ao encontro das versões do Palmeiras e do próprio jogador que, na tarde de terça-feira, já havia informado através da assessoria de imprensa não ter outra intenção senão se apresentar ao clube no dia 4 de agosto, conforme combinado entre as partes.

A confusão começou quando o jornal Emarat Al Youm publicou, no final de semana, a notícia do retorno de Valdívia ao Brasil por questões de saúde da esposa, Daniela Aránguiz. No dia seguinte, o mesmo jornal publicou texto em que suspeitava dos motivos de Valdívia, já que Daniela teria postado fotos no Instagram em que se divertia com amigos no mesmo período. O Emarat Al Youm, então, começou a especular sobre quais seriam as verdadeiras razões para a viagem do meia, lançando os primeiros rumores sobre o cancelamento da transação. 

No Palmeiras, acredita-se que o que está protelando a assinatura do contrato seriam exigências feitas por Valdívia na chegada aos Emirados, como o meia fez também antes de fechar o acordo que iniciou esta última passagem pelo clube paulista.