Topo

Kaká acredita no hexa com Dunga e critica calendário do futebol brasileiro

Do UOL, em São Paulo

27/07/2014 14h56

Recém-contratado pelo São Paulo para disputar o Brasileirão de 2014, Kaká mostra que amadureceu bastante desde a sua primeira passagem no tricolor paulista. O meia de 32 anos disse que espera fazer um bom trabalho no clube para poder voltar a seleção brasileira. Ele aproveitou para elogiar o técnico Dunga e também fez duras críticas ao calendário do futebol brasileiro.

"O Dunga tem excelentes números na seleção e eu acho que isso pode ser um ponto de partida importante. Ele vai ser um cara que pode empurrar e fazer a seleção brasileira voltar a ter bons resultados e uma boa expectativa no hexa, que é o que todo torcedor quer. A Copa do Mundo é uma coisa única, mas vamos pensar no hoje [sobre retornar à seleção canarinho]. Quero fazer minha parte no São Paulo e ser premiado se tiver um bom rendimento", disse Kaká em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Em seguida, ele disse que, por ser pentacampeão, o Brasil pode ter um certo "comodismo" em aprender coisas novas. Entretanto, ele falou que em boa parte desse problema, a culpa é do calendário "desorganizado" que tem o país: "É muito difícil você jogar domingo e quarta, domingo e quarta... O ano todo. Você não tem muito o que fazer, tem que descansar e jogar, descansar e jogar. E aí você tem que fazer um improviso muito grande", falou.

Apesar disso, ele afastou a ideia de que o Brasil não forme mais tantos craques como antigamente e pediu para que não se espere resultados tão imediatos, já que é necessário uma organização a longo prazo: "Acho que o futebol brasileiro continua sendo um dos maiores formadores de talentos, eu tenho visto isso nos clubes e na própria seleção brasileira. Precisamos dessa reformulação geral do futebol brasileiro em termos de calendário e em termos de compromisso dos clubes. Também para melhorar ainda mais a formação de atletas. É necessário planejamento e organização a longo prazo, não imediatista", declarou.

O meia Kaká fará a reestreia pelo São Paulo neste domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada, em jogo válido pelo Brasileirão. Sua participação como titular foi confirmada pelo técnico Muricy Ramalho após o treino desta sexta-feira.

Ele veio para o clube paulista por empréstimo. O seu passe pertence ao Orlando City, dos Estados Unidos, que comprou os seus direitos junto ao Milan, seu antigo clube.