Topo

Fla tem semana decisiva por Robinho e estuda saída do goleiro Felipe

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/07/2014 06h10

A vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo aliviou momentaneamente a crise no Flamengo e trouxe tranquilidade aos dirigentes para resoluções importantes durante a semana. Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Rubro-negro tem pressa para modificar o elenco. O principal objetivo é fechar a contratação do atacante Robinho, que virou alvo de clube da Turquia. O clube também estuda a saída do goleiro Felipe.

Otimista, a diretoria espera definições até quarta-feira. A administração Bandeira de Mello sabe que a situação envolvendo Robinho não pode ultrapassar esta semana. Departamentos jurídico e financeiro analisam a melhor forma para apresentar uma proposta oficial e convencer o jogador da vantagem em atuar na Gávea.

O atacante do Milan-ITA ficaria no Rubro-negro até dezembro e receberia R$ 900 mil mensais. A diretoria tenta fechar o apoio de dois “torcedores ilustres” para bancar ao menos R$ 600 mil do valor. O restante deve até ser arcado pela própria gestão. Os ex-dirigentes Plínio Serpa Pinto e Jorge Rodrigues são peças fundamentais no negócio e podem utilizar a imagem do atleta em campanhas das suas empresas, Brasil Brokers e Triunfo Logística, respectivamente.

A alternativa mais viável é a de que Robinho acerte com o Orlando City, clube norte-americano que contratou Kaká e o emprestou ao São Paulo. O processo seria feito da mesma forma com o Flamengo. Entretanto, um empréstimo sem custos do Milan-ITA ao Rubro-negro carioca não está descartado.

O técnico Vanderlei Luxemburgo é um entusiasta da contratação. Entretanto, optou por não comentar publicamente as tratativas com Robinho e outros possíveis reforços.

“Não vou pensar em ninguém que está fora. Vamos discutir internamente. Não adianta falar desses jogadores. Se vier o Robinho, posso dizer depois se foi bom ou ruim. Isso vale para qualquer jogador. Tenho um grupo e vou com ele”, afirmou.

Mas se a possibilidade da chegada de Robinho empolga os rubro-negros, o mesmo não se pode dizer de alguns ajustes no elenco. Depois de André Santos ser comunicado de que não faz parte dos planos, o volante Elano e o goleiro Felipe têm dias decisivos pela frente.

O primeiro conta com a admiração de Luxa e pode ter o afastamento revertido após conversas com o técnico. A principal questão envolve o goleiro Felipe. Ele nem sequer foi relacionado para o clássico contra o Botafogo e tem a sua saída estudada pela diretoria.

Uma reunião entre técnico e camisa 1 acontece na terça-feira, quando o martelo será batido. A tendência é a de que o atleta não faça mais parte do elenco embora a versão oficial tenha sido conciliadora.

“Foi opção do treinador. Conheço bem o Paulo Victor. Estava aqui comigo na outra vez. Se amanhã achar que o Felipe deve voltar, vai voltar. Não existe fantasma e nada de anormal nisso”, encerrou Luxa.