Topo

Queda de Enderson mantém rotina de 'um técnico por semestre' no Grêmio

Enderson Moreira perdeu posto de técnico do Grêmio após derrota neste domingo - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
Enderson Moreira perdeu posto de técnico do Grêmio após derrota neste domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/07/2014 06h00

Enderson Moreira foi demitido após a derrota do Grêmio por 3 a 2 para o Coritiba, em casa, no domingo. A saída do treinador foi confirmada pela direção do clube ainda na Arena. E a queda não pode ser encarada com surpresa pelos torcedores do Tricolor. A rotina de troca de treinadores é algo característico dos últimos anos do clube.

Fábio Koff assumiu a presidência gremista no fim de 2012. De pronto, agiu rapidamente para renovar o contrato de Vanderlei Luxemburgo, que tinha terminado o ano em alta com a boa campanha no Brasileirão. Começou ali a rotina de 'um técnico por semestre'.

Luxa caiu da Libertadores, ficou fora das finais do Gauchão e não resistiu. Em junho de 2013 foi demitido. Renato Gaúcho foi contratado para seu lugar e levou a equipe até o fim do ano, garantindo o vice-campeonato brasileiro. No entanto, não foi o suficiente para renovar seu contrato e foi mais um a deixar o Grêmio.

Para o início deste ano, Enderson Moreira foi a aposta. Entretanto, a exemplo dos antecessores, não conseguiu render o esperado. Foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores, nos pênaltis, mas perdeu por 4 a 1 para o Inter a partida final do Gauchão e desde então teve status abalado. Tite é o preferido para assumir e levar o clube, ao menos, até dezembro. Seis meses para cada comandante.

E as trocas não são privilégio da atual gestão. Antes o que ocorria era o mesmo, só que com períodos variados. Em 2012 o Grêmio começou a temporada com Caio Júnior e logo em fevereiro demitiu o treinador para contratação de Vanderlei Luxemburgo. No ano anterior a temporada tinha sido aberta por Renato Gaúcho e ainda contado com Julinho Camargo e Celso Roth no comando.

Em 2010 o ano foi aberto por Silas e acabou com Renato, em 2009 o início foi com Celso Roth, mas também teve Marcelo Rospide e Paulo Autuori como treinadores. E em 2008, Vágner Mancini começou o ano e foi demitido mesmo invicto para que Roth assumisse.

O último técnico que começou e terminou uma temporada pelo Grêmio foi Mano Menezes, em 2007. Naquela ocasião, o comandante vinha do terceiro lugar no Brasileirão de 2006, perdeu a Libertadores apenas na final para o Boca Juniors e teve respaldo para cumprir todo calendário.

Nesta segunda-feira, o grupo gremista está de folga. Enquanto isso, os diretores correm para fechar a contratação de Tite o quanto antes. A ideia é que o ex-técnico do Corinthians assuma o comando gremista já para o jogo diante do Vitória, no final de semana.