Topo

Após investigação, Santos aponta ligação de sócios fantasmas com oposição

Caso dos sócios fantasmas do Santos gera mais polêmica após investigação do clube - Samir Carvalho/UOL
Caso dos sócios fantasmas do Santos gera mais polêmica após investigação do clube Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/07/2014 16h28

A diretoria do Santos afirma ter investigado a fundo o caso dos sócios fantasmas após a denúncia feita pelos grupos oposicionistas do clube na semana passada e divulgou nesta terça-feira que a criação das carteirinhas com nomes pitorescos, entre eles Al Capone e Alexandre Nardoni, estão ligadas a membros da oposição à atual gestão do clube.

A cúpula santista reuniu a imprensa na sala do presidente Odílio Rodrigues e apresentou um vídeo que mostra que o endereço de duas pessoas, onde foram entregues as carteirinhas de Al Capone e Alexandre Nardoni, tem ligações com dois movimentos de oposição do Santos.

O presidente santista, inclusive, se emocionou ao falar das acusações da oposição. “Não me sinto preparado para tratar de assuntos de polícia. Vi o nome do Santos exposto da pior maneira possível. Vi a imagem do Santos ser jogada de uma maneira pior possível, a diretoria ser totalmente difamada e ter uma imagem completamente ofendida, comprometida, causando prejuízos incontáveis”, afirmou Odílio Rodrigues após assistir o vídeo da investigação.

“Essas pessoas tentaram nos agredir após uma vitória do Santos por 5 a 1 contra o Corinthians na Vila Belmiro. Nosso mandato termina em dezembro. Temos que andar com segurança. Perdi uma das maiores alegria, de ver o Santos jogar, pois tenho que estar com seguranças, para não ser agredido”, completou.

Antes de o presidente santista conceder a entrevista e expor sua indignação com o caso, o departamento de comunicação apresentou um vídeo para apontar a ligação das carteirinhas fantasmas e os oposicionistas do clube.

“Sobre o Alexandre Alves Nardoni, encontramos o endereço em Alfenas-MG. O clube fez uma consulta a sua base de dados para saber se tinha um associado no endereço. Identificaram Adriana Conceição Esteves, que mora no 75, não no 71. A correspondência foi entregue na casa de Adriana, uma associada, que não está adimplente com a sua anuidade. Acharam um arquivo de vídeo no Youtube de "Adriane e Jones, três anos de união". Passamos a nos perguntar quem era Jones. Jones é um diretor social da Terceira Via. A Terceira Via fez uma denúncia de carteirinhas fantasmas, das quais a produção está ligada à própria Terceira Via”, revelou a investigação.

"O segundo, Al Capone, o endereço está no Sacomã, em São Paulo. Na mesma rua, encontraram o sócio Mario Barbosa, um velho conhecido do clube, de investigação policial que lidera o movimento popular "Acorda Santista", que faz ameaças aos membros do Comitê Gestor e está sendo investigado em inquérito policial. Encontraram informações também em sua página no Facebook. "Quem se intitula como autor das ameaças Mario Barbosa ou 'Levan Kakiashvili?'.  Não apenas o nome Mario Barbosa é falso, como a sua foto. Usando o Google Street Viwe, acharam uma foto, de duas empresas, com os seus proprietários. Vendo quem frequenta a casa de um dos proprietários, veem as fotos de Claudio Kobayashi, presidente da Terceira Via”, completou.

Após a denúncia na Terceira Via na semana passada, o Santos confirmou que existia irregularidades em seis mil carteiras de associados e que mil delas ainda passam por investigação. 49 sócios investigados possuem nomes fictícios que causaram espanto em oposicionistas, conselheiros e torcedores do clube. Isso porque existem carteirinhas registradas em nome de Don Corleone, mafioso do filme o "Poderoso Chefão", o ditador chileno Augusto Pinochet, o gângster Al Capone, de Alexandre Nardoni, preso por matar a filha Isabella, e até de Edgar Baez, atacante argentino que atuou no Santos no fim dos anos 90.

A Terceira Via alega que o Santos está manipulando as informações do caso para incriminar os grupos oposicionistas e ressalta que as carteirinhas são criadas pelo clube e não pela oposição.

“Eles devem estar manipulando para incriminar algumas lideranças da oposição. Isso é banal, eles estão fazendo assim: ‘pegaram a mulher traindo o marido no sofá e querem culparam o sofá’. Quem faz as carteirinhas é a situação, não a oposição. Quem faz as carteirinhas é quem está no comando do Santos”, afirmou Orlando Rollo, presidente do Conselho Deliberativo da Terceira Via.

“Não sei qual o endereço da carteirinha. Eu presumo, não resta duvida, que ele estão manipulando as informações. A oposição não tem como associar ninguém. Eles vão dizer o que convém para eles. É uma denúncia vazia, dizer que tem ligação de nosso presidente (Terceira Via) com endereço”, completou.

O Santos afirma que já bloqueou a carteirinha dos sócios com nomes fictícios, casos de Corleone, Al Capone e companhia, pois identificou irregularidades no CPF.

Segundo a Terceira Via Santista, grupo de oposição do Santos, eles receberam a denuncia pelo correio. Além das carteirinhas, chegou à sede dos oposicionistas uma carta anônima. A pessoa misteriosa alega ser ex-funcionário da CSU CardSystem, processadora e administradora independente de cartões de credito e débito, responsável pelo gerenciamento do programa de sócios do clube.

A oposição, inclusive, protocolou um pedido de instauração de inquérito na Polícia Civil para investigar o caso. Para eles, a ação visa fraudar a eleição presidencial do Santos em dezembro deste ano.