Topo

Fla, SP, Atlético-MG, Inter e Grêmio reveem técnicos de 95. Como se saíram?

Abel Braga, Luxemburgo, Felipão, Muricy Ramalho e Levir estavam nos mesmo clubes - Arte/UOL
Abel Braga, Luxemburgo, Felipão, Muricy Ramalho e Levir estavam nos mesmo clubes Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 19h13

Cinco times do futebol brasileiro vivem uma situação parecida com a que passaram há 19 anos. Com a chegada de Luiz Felipe Scolari ao banco de reservas do Grêmio, o time gaúcho, Inter, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo têm na lateral de campo o mesmo comandante de 1995.

No entanto, se depender do desempenho das equipes há 19 anos nas competições nacionais, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, os torcedores não devem ficar muito animados.

Quem teve o melhor desempenho foi justamente o Grêmio de Felipão, que ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil após perder o título para o Corinthians. Em contrapartida, o ex-técnico da seleção brasileira levou os gaúchos ao título da Libertadores daquela temporada.

No Brasileirão, nenhum dos cinco clubes chegou à fase final. Naquele ano apenas quatro times chegaram à fase final do Campeonato Brasileiro, que ainda era disputado em formato de mata-mata, e os cinco não conseguiram.

Além disso, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG ainda viram seus rivais, Santos, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro, disputarem o título. Vale ressaltar que Luxemburgo não foi técnico do Flamengo até o fim daquele Brasileirão, ele deixou o clube em julho para Edinho, hoje comentarista do SporTV, assumir o time.

Desses cinco treinadores, Muricy Ramalho era o único que não comandava o time principal do São Paulo. Auxiliar de Telê Santana, ele liderava o time chamado de Expressinho em algumas ocasiões, quando o técnico principal estava de férias. Em 1994, inclusive, chegou a conquistar a Recopa na condição de 'falso interino'.

Veja a trajetória de cada um dos treinadores nas equipes:

Felipão - Grêmio

Luiz Felipe Scolari - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Luiz Felipe Scolari fez em 1995 algo que era rotina para o Grêmio na época: conquistou títulos. O primeiro foi o Gauchão, com o time reserva, chamado 'Banguzinho'. O time principal era preservado para Libertadores, que também foi conquistada naquela temporada. Não bastasse os dois títulos, 'bateu na trave' na Copa do Brasil, perdendo a final para o Corinthians.

O ritmo, no entanto, não foi o mesmo no Brasileiro. O time de Paulo Nunes, Jardel, Émerson, Adílson Batista e companhia acabou em 7º em seu grupo. No fim do ano, o Grêmio disputou o Mundial de Clubes e perdeu para o Ajax nos pênaltis após empatar em 0 a 0 no tempo normal. 

Vanderlei Luxemburgo - Flamengo

Luxemburgo - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Em 1995, o então “melhor técnico do país” e bicampeão brasileiro pelo Palmeiras chegou ao Flamengo para comandar o forte time montado para o centenário do clube. Com o chamado “melhor ataque do mundo”, no entanto, Luxemburgo não fez jus à fama e não teve o melhor dos desempenhos.

A derrota na final do Campeonato Carioca para o Fluminense – gol de barriga de Renato Gaúcho – selou sua demissão. Foram 46 jogos, com 27 vitórias, dez empates e nove derrotas - de janeiro a julho de 1995.

Na sequência, passou por Paraná antes de retornar ao Palmeiras. Ganhou títulos no clube, no Santos e no Corinthians. Chegou à seleção brasileira em 1998. Ganhou a Copa América de 1999. Vanderlei ainda chegou a trabalhar no Real Madrid, no ano de 2005. Sem títulos, voltou ao país de origem. Desde então, não conseguiu conquistar mais do que campeonatos estaduais. Colecionou polêmicas e tenta, assim como o Flamengo, se recuperar no cenário do futebol.

Abel Braga - Inter

Abel Braga - Alexandre Lops/Divulgação Internacionalo - Alexandre Lops/Divulgação Internacionalo
Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Internacionalo

Abel Braga assumiu após a queda de Claudio Duarte. Dirigiu o Inter em 30 jogos (12V - 10 E - 8 D). Internacional ficou em nono lugar no Brasileirão de 1995. Foi vice-campeão do Gauchão. Perdeu dois dos três clássicos contra o Grêmio naquele ano para Felipão, então no Grêmio.

Saiu de Porto Alegre e rodou diversos clubes brasileiros, passou pela França, e 11 anos mais tarde voltou ao Inter. Onde conquistou seus maiores títulos e entrou no rol de grandes técnicos do Colorado ao faturar a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2006. No ano seguinte disse adeus para ir ao Qatar, mas acabou voltando meses depois - substituindo Alexandre Gallo. Em 2008 saiu de vez. E em 2014 voltou em uma aposta da diretoria. Uma cartada para ter vestiário forte, mas sem clima bélico como nos tempos de Dunga. 

Levir Culpi - Atlético-MG

Levir Culpi - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Levir Culpi comandou o Atlético em 1994 e 1995. No segundo ano, o treinador conquistou o seu primeiro título pela equipe mineira, o campeonato Mineiro de 1995. No Brasileirão, a equipe terminou na sétima colocação. Depois disso, ele deixou o clube e seguiu para a Portuguesa.

Depois disso, o treinador rodou bastante. Teve duas passagens pelo rival Cruzeiro, também pelo São Paulo, retornando ao Atlético em 2001. Na época, a equipe alvinegra foi até a semifinal do Brasileirão, sendo derrotado pelo São Caetano. 

Retornou ao Atlético em 2006, com a missão de salvar o time que estava na série B, vivendo momento ruim na segunda divisão. Ele acertou o time, que ficou com o título ao final do ano. No ano seguinte, em 2007, conquistou o Campeonato Mineiro e acabou se despedindo do time na metade da temporada, seguindo para o Japão.

Em maio de 2014, já esquecido no Brasil, Levir foi contratado pelo Atlético, iniciando a sua quarta passagem pelo clube. No clube mineiro, já conquistou, na última quarta-feira, o bi-campeonato da Recopa, diante do Lanús, em jogo que marcou a despedida de Ronaldinho Gaúcho.

Muricy Ramalho - São Paulo

Muricy Ramalho - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Técnico do São Paulo hoje, Muricy não treinava o São Paulo em 1995, mas estava perto. Era auxiliar técnico de Telê Santana e conduziu o time apenas nas primeiras partidas do ano, período em que Telê tirou férias. Depois, foi ao campo também nas primeiras partidas da equipe na Copa do Brasil. Viria a assumir o time no início de 1996, quando Telê deixou o São Paulo por problemas de saúde.

Após ser auxiliar de Telê, Muricy se lançou como treinador, fez bons trabalhos por onde passou e voltou ao Morumbi em 2006, imediatamente após a conquista do Mundial, com Paulo Autuori. Sagrou-se tricampeão brasileiro e virou ídolo, antes de ser demitido em 2009. Voltou em setembro de 2013, para salvar a equipe do rebaixamento no Brasileirão.