Topo

Felipão fecha com o Grêmio e volta a trabalhar menos de um mês após 7 a 1

Felipão volta ao Grêmio após 18 anos e tenta apagar imagem ruim da seleção - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão volta ao Grêmio após 18 anos e tenta apagar imagem ruim da seleção Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/07/2014 14h37

Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Grêmio. Após a saída da seleção brasileira, menos de um mês depois de levar 7 a 1 da Alemanha, o comandante foi anunciado pelo clube gaúcho. Ídolo da torcida pela série de títulos dos anos 90, ele assume imediatamente e a estreia diante do Vitória será debatida na chegada à capital gaúcha.

Felipão recebeu a visita do presidente Fábio Koff, em São Paulo, nesta terça-feira e acertou com ele os termos do retorno ao Grêmio 18 anos após sua saída. Foi no clube gaúcho e sob comando do atual mandatário que o treinador conseguiu a ascensão da carreira.

A média é muito boa. No Olímpico, mais de um título por ano foi conquistado. Contratado em 93, ele venceu a Copa do Brasil de 94, a Libertadores de 95 e Brasileirão e Recopa em 96. Além de três Campeonatos Gaúchos.

Junto com Felipão, os auxiliares Flávio Murtosa e Ivo Wortmann compõem a comissão técnica. André Jardine, que assumiu interinamente o time principal, também será mantido, mas sem ligação direta ao treinador.

O último trabalho do técnico foi na seleção brasileira e acabou de forma catastrófica. O time nacional foi eliminado da Copa do Mundo ao levar 7 a 1 da Alemanha nas semifinais. E na disputa do terceiro lugar, perdeu para Holanda 3 a 0.

Mas a torcida do Grêmio não vê em Felipão o técnico do 7 a 1, e sim o ídolo dos anos 90. No clube gaúcho ele é reverenciado e tido como um dos responsáveis pelos anos de glória do passado. A aceitação é imensa e isso também pesou para fechar a negociação.

A direção do clube levou em conta a capacidade de enfrentar o momento delicado do clube e também dar recuperação imediata. Especialista em competições de mata-mata, o treinador terá como principal objetivo conquistar a Copa do Brasil. Além disso, o apreço da torcida pode pesar para sequência da atual gestão nas eleições que ocorrem em setembro [primeiro turno] e outubro [segundo turno].

Felipão chega a Porto Alegre nesta quarta, será apresentado e já assume a equipe. A estreia pode ocorrer no sábado, às 21h, diante do Vitória, em Salvador.

JUCA KFOURI COMENTA A VOLTA DE FELIPÃO AO GRÊMIO