Topo

Grêmio se preocupa com adaptação, mas não descarta técnico estrangeiro

Tata Martino está entre os cotados para assumir o comando técnico do Grêmio  - AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO
Tata Martino está entre os cotados para assumir o comando técnico do Grêmio Imagem: AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/07/2014 06h00

A segunda-feira foi de recusas. O Grêmio recebeu negativas de Tite e Felipão, prediletos para assumir o comando do time após a demissão de Enderson Moreira. Agora, a direção de futebol do clube gaúcho ampliou as possibilidades. Sem rejeitar perfil algum, o comando dosa a necessidade de adaptação de estrangeiros e evita pistas sobre o nome almejado.

Após um dia inteiro de debates, a direção do Grêmio já entrou em contato com uma série de treinadores. Ainda não fez proposta por nenhum, mas sondou, buscou informações, descobriu o que seria necessário para contratá-los.

Entre os nomes, Gilson Kleina, ex-técnico do Palmeiras. O empresário do treinador, Anderson Suave, disse ao UOL Esporte que pessoas em nome do clube entraram em contato com ele para buscar informações.

Mas não são apenas nomes brasileiros na lista do Grêmio. O clube cogita dois estrangeiros: Alejandro Sabella e Tata Martino. Mas com eles, esbarra na seleção argentina.

Sabella, vice-campeão do mundo com o time nacional, ainda não respondeu oficialmente se seguirá ou não no comando. Postergou, na segunda, mais uma vez um encontro com Julio Grondona, presidente da AFA, que tentará persuadi-lo a seguir no cargo.

Segundo seu agente, Eugenio Lopes, a ideia é, se não seguir na seleção, parar de trabalhar até, ao menos, o mês de outubro.

O quanto Sabella demorar para se definir também acarretará espera de Tata. O ex-treinador do Barcelona tem esperanças de ser o escolhido para vaga na seleção. Assim, não determinará o futuro antes de ver ter esta situação definida.

E além do tempo de espera, algo que desagrada o Grêmio, o estrangeiro precisaria de adaptação. Período para conhecer a cultura de futebol brasileira, os atletas do grupo e as peculiaridades do clube.

"Não vou dizer que sim ou não pois isso daria um caminho para que se descubra o treinador. Só posso dizer que não tenho nenhum preconceito quanto a técnicos estrangeiros", disse o diretor executivo de futebol clube gaúcho, Rui Costa, ao UOL Esporte.

Mas é fato que o Grêmio precisa de uma solução imediata. O treinador a ser contratado precisa chegar, comandar treinos e já estar com o time no sábado, diante do Vitória. A adaptação terá que ocorrer durante as partidas, com ou sem resultados.

Uma série de outros nomes foram especulados nesta segunda. O mais forte deles, mesmo que ainda não procurado oficialmente, é Celso Roth. O treinador do Coritiba conta com apreço do presidente Fábio Koff, mas tem uma forte rejeição da torcida.

Nesta terça, mais um passo para chegada do novo técnico deve ser dado. Enquanto isso, o elenco principal se reapresenta e trabalha com André Jardine no comando de forma interina.