Topo

Liminar define nova reviravolta: Vasco terá eleições no dia 6 de agosto

Do UOL, no Rio de Janeiro*

29/07/2014 16h01

O ambiente político do Vasco segue em ebulição. E a polêmica eleição presidencial vascaína teve mais uma novidade nesta terça-feira. Em nova reviravolta após liminar concedida pela 19ª Vara Cível do Rio de Janeiro, o pleito está confirmado para a data original definida pela Junta Deliberativa: 6 de agosto.

Na última sexta-feira, o presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho comunicou que 11 de novembro seria a nova data para a realização das eleições do clube. Foi somente mais um capítulo do caso, que ganhou ares de "novela" por conta de acusações entre candidatos e seguidos adiamentos.

Nesta terça, porém, a juíza Ana Lucia Vieira do Carmo interrompe ou suspende os efeitos do ato de Olavo. A liminar obriga que a eleição seja realizada no dia 6 de agosto e volte a ser realizada na data anteriormente definida. A chapa liderada por Eurico Miranda foi uma das que mais fez pressão para uma reviravolta na decisão tomada por Olavo.

No final da tarde desta terça, diante da ameaça de uma multa diária de R$ 10 mil, Olavo cumpriu a decisão e publicou a convocação para a eleição na nova data. O comunicado foi colado no mural da secretaria do clube, confirmando o pleito para o próximo dia 6.

O pleito cruzmaltino tem sido marcado por acusações de "mensalão", já que três mil pessoas se associaram ao clube apenas em abril de 2013. Os candidatos à presidência Eurico Miranda e Roberto Monteiro são apontados de terem financiado o ingresso em massa.

No início de maio, a eleição do Vasco foi parar na 17ª Delegacia de Polícia (São Cristovão). A DP abriu um inquérito para apurar o caso. O candidato à presidência Nelson Rocha, que já foi vice de finanças na gestão de Roberto Dinamite, foi quem fez a denúncia ao Ministério Público. Ele prestou depoimento  ao delegado-assistente Othon Alves Filho junto com o grande benemérito Otávio Gomes.

Atual presidente, Roberto Dinamite está fora da disputa. O pleito tem como candidatos já confirmados Eurico Miranda, da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!", Nelson Rocha, da "Vira Vasco", Julio Brant, da "Sempre Vasco", Roberto Monteiro, da "Identidade Vasco", e Tadeu Correia, da "Vasco Passado a Limpo".

*Atualizada às 17h12