Topo

Saída de Ronaldinho abre espaço para Guilherme e reforço no Atlético

Do UOL, em Belo Horizonte

29/07/2014 11h56

Após a confirmação da rescisão contratual de Ronaldinho Gaúcho, a expectativa da torcida do Atlético-MG é saber quem substituirá o camisa 10. Guilherme, cuja antecipação de renovação do contrato já vem sendo discutida pelo clube com o agente do atleta, tem sido o escolhido pelo técnico Levir Culpi. O presidente atleticano, Alexandre Kalil, deu esperanças à torcida de contratar um jogador para o lugar do ídolo que se despede do clube nesta quarta-feira.

“Vai caber jogador no Atlético, mas tem que aparecer, não pode ir de qualquer jeito, de qualquer jeito você vai lá no júnior e busca, que é mais barato, então, é só isso, a torcida tem que entender isso, que estamos trabalhando. O Atlético não para de trabalhar”, observou Alexandre Kalil, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

O mandatário alvinegro fez questão de explicar uma declaração anterior sobre reforços, que havia sido interpretada como negativa às contratações. “Quando falei negócio de contratação não é chegar e contratar e jogar lá dentro do CT, temos que ter o nome e ter condição de trazer, então, não entenda isso como não vamos trazer ninguém, cabe jogador no Atlético”, explicou.

O treinador atleticano já tem um substituto imediato escolhido, Guilherme. Levir Culpi não esconde a admiração que tem pelo jogador e vê características presentes no atleta para ocupar a vaga deixada por Ronaldinho Gaúcho. “Ele pode render mais, a qualidade que ele tem. Mas não ajudamos muito (diante do Sport)”, afirmou.

“No jogo contra o Lanús ele foi decisivo, deu passe para o Luan, é um jogador muito parecido com o Ronaldinho, não falo pelas características, mas pela genialidade, todo jogo ele deixa um ou dois na cara do gol. Se ele tiver um pouco mais de dinâmica ele render ainda mais no Atlético”, acrescentou o treinador atleticano.

Os números, porém, não são tão favoráveis a Guilherme. O atleta tem mais tempo que Ronaldinho Gaúcho, mas atuou em mais jogos e fez menos gols que o antigo camisa dez. O atleta foi contratado em 2011 e já atuou em 114 partidas, tendo marcado 21 gols. R10 esteve em campo em 88 jogos e marcou 28 tentos.

Desde que Ronaldinho chegou ao Atlético, em 2012, Guilherme conviveu com o fato de ser o seu reserva. Quando foi escolhido para ser o substituto do titular, rendeu abaixo do esperado, não conseguindo se tornar uma sombra. Apenas na atual temporada, o atleta vem ganhando apoio da torcida atleticana para que entrasse na vaga de armação, principalmente por causa das atuações abaixo do esperado do antigo camisa dez.

Apesar do apoio de muitos torcedores, a torcida atleticana rapidamente se manifestou após a saída de Ronaldinho Gaúcho, na segunda-feira e pediu a contratação de um substituto. “O Galo sem R10 é só mais um time comum. Tem de contratar urgente Alexandre Kalil”, afirmou Wanildo Pereira no Twitter.

“Vamos encher o Twitter do Kalil de contratações. Quem sabe assim ele acorda e busca um substituto para o Ronaldinho”, criticou Paulo Rocha. “Se vira, eu quero um reforço de qualidade para o Atlético. Se perdeu o Ronaldinho, busca o Messi”, afirmou Jéssica Maia.