Topo

Felipão encontra meia que tirou da Copa como líder do vestiário do Grêmio

Zé Roberto foi preterido por Felipão para Copa do Mundo de 2002 e não gostou - AP Photo/Luis Hidalgo
Zé Roberto foi preterido por Felipão para Copa do Mundo de 2002 e não gostou Imagem: AP Photo/Luis Hidalgo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2014 06h00

Felipão assume o comando do Grêmio nesta quarta-feira. Após chegada, apresentação e assinatura de contrato, o treinador será apresentado ao grupo de jogadores, na Arena. Será quando o técnico irá reencontrar um antigo jogador preterido por ele na seleção brasileira. Zé Roberto foi 'esquecido' em uma das melhores fases de sua carreira, na convocação para Copa do Mundo de 2002. E no clube gaúcho, o experiente camisa 10 é uma das principais lideranças de vestiário.

Em 2002, Zé Roberto era meio-campista do Bayern de Munique e vivia uma das grandes fases de sua carreira. No ápice da condição física, então com 27 anos, ele poderia atuar tanto como lateral quando como meia ou volante.

Mas pouco foi testado. Sua única partida para mostrar futebol foi contra a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2002. Mas o Brasil foi mal, perdeu por 3 a 1 e ele acabou substituído por Denílson.

Não houve nova chance, mesmo com a boa temporada na Alemanha, e isso entristeceu o armador. Quatro anos mais tarde, convocado por Parreira, ele foi eleito melhor volante na Copa do Mundo de 2006.

Felipão, que fechou seu grupo e preferiu não levar Zé para o Mundial, o encontra em outra fase da carreira. Hoje, o armador de 39 anos é reserva no Grêmio, mas suas atribuições vão além do campo.

Zé Roberto é uma das principais lideranças da equipe. Experiente e respeitado principalmente pelos mais jovens, é quem puxa a fila trabalhos físicos, acalma o ambiente no momento de turbulência e principalmente leva os companheiros para o caminho correto.

Zé, que durante algum tempo ficou magoado pela ausência na Copa de 2002, e novamente não foi lembrado quando viveu bom momento no Grêmio em 2013, é um dos jogadores que Felipão precisará ter ao seu lado para formar o ambiente familiar que o acompanha nos elencos vencedores. Mesmo que para isso precise vencer as barreiras impostas pelo passado.

Luiz Felipe será apresentado nesta quarta-feira. Após o contato com elenco, o Grêmio deve oficializar que a estreia ocorrerá apenas no clássico Gre-Nal do dia 10 de agosto. A ideia é que Scolari volte para São Paulo para resolver problemas particulares e André Jardine comande o time no sábado diante do Vitória.