Topo

Números credenciam Ronaldinho a ser quase 'insubstituível' no Atlético

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

30/07/2014 11h00

Ronaldinho Gaúcho vai deixar saudade na torcida do Atlético-MG e será difícil de ter um substituto à altura. O jogador, que deixou o time mineiro oficialmente no começo da tarde de segunda-feira, em rescisão amigável, apresenta números que o credenciam a ser quase insubstituível.

Pode-se dizer que o Atlético é um com Ronaldinho Gaúcho e outro sem o jogador. Mesmo quando o craque não vivia o melhor momento da carreira, como em 2014, os números da equipe mineira comprovam que a simples presença do camisa dez em campo era necessário para o crescimento do time.

A principal meta de Levir Culpi será em conseguir manter a alta produtividade ofensiva do time sem Ronaldinho em campo. O ataque atleticano, quando o armador atuava é diferente sem a sua presença. O atleta foi um dos responsáveis a conseguir dar maior destaque para os companheiros de frente, como Jô, artilheiro da Libertadores de 2013, Bernard e Diego Tardelli.

Dos 88 jogos com Ronaldinho vestindo a camisa alvinegra, o Atlético não marcou gols em apenas 17 confrontos. Ou seja, em mais de 80% das partidas que o camisa dez atuou, o time mineiro fez ao menos um gol. Meta que será difícil de ser batida por outro meia.

O aproveitamento do Atlético com o armador em campo mostra a importância que Ronaldinho teve nos dois anos em que vestiu a camisa do clube. Foram somente 16 derrotas neste período, com 45 vitórias e 27 empates, 61,3% dos pontos disputados somados pela equipe.

Ronaldinho disputou nove campeonatos com a camisa do Atlético, três brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Libertadores, dois mineiros, um Mundial de Clubes e uma Recopa. Foram três títulos, dois internacionais e um estadual e um vice-campeonato brasileiro.

O armador atleticano ainda se despede do clube com uma marca tanto expressiva, ficou invicto atuando no estádio Independência, estádio que é a casa do clube desde 2012 e foi decisiva para a conquista da Libertadores. O fato foi determinante para a criação do lema ecoado tantas vezes pela torcida: “Caiu no Horto, tá morto”.

Ronaldinho atuou em 40 partidas do Atlético no Independência, com 27 vitórias, 13 empates e 14 gols marcados. Jogando no Mineirão, onde o time mineiro mandou duas decisões, da Recopa e da Libertadores, o time venceu o Olimpia, em 2013, mas foi derrotado pelo Lanús, por 3 a 2, na quarta-feira passada, no tempo normal, mas virou na prorrogação para 4 a 3 e se sagrou campeão.