Topo

Pai de Neymar é chamado como testemunha em julgamento sobre contratação

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 14h44

O pai de Neymar, Neymar da Silva Santos, será convocado como testemunha para o julgamento na Espanha que investiga um possível crime fiscal na contratação do atacante brasileiro pelo Barcelona.

Néstor Amela, diretor financeiro do clube catalão, também será ouvido, na audiência marcada para 1º de outubro. As informações são do jornal espanhol Sport.

O pai de Neymar ainda precisará mostrar documentos que detalhem os pagamentos feitos pelo Barcelona na contratação do jogador e até em relação a sua acomodação na Espanha. Ele também será requisitado a esclarecer em qual data serão pagos os 900 mil euros referentes aos direitos de imagem do jogador na temporada 2013-2014.

O Barcelona, por sua vez, terá que demonstrar ao juiz as atas das juntas diretivas desde 2013 até o dia 10 de junho.

O juiz quer reunir todas as informações de pagamentos relacionados à contratação de Neymar e os argumentos do clube para justificar os gastos.

As suspeitas sobre a contratação de Neymar pelo Barcelona desencadearam na investigação da Justiça espanhola, que procura descobrir se o clube catalão cometeu crime fiscal ao declarar apenas parte do valor da transação. A crise causou a renúncia do presidente Sandro Rosell, em janeiro; Josep Maria Bartolomeu assumiu em seu lugar.