Topo

Primeiro treino de Felipão tem 7,5 mil pessoas e visita de velhos amigos

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2014 16h00

Quarta-feira é normalmente dia de jogo. E o público na arquibancada da Arena do Grêmio para o primeiro treinamento de Felipão refletiu exatamente isso. Com músicas, instrumentos, sinalizadores e faixas, os aficionados deram clima de partida a atividade, que ainda contou com a visita de velhos conhecidos do treinador.

Os portões foram abertos para a entrada dos aficionados para atividade das 15h. Desde as 13h já havia filas. Antes do primeiro passo do treinador no gramado, o espaço de arquibancada já estava lotado. Como ainda havia gente querendo entrar, a administração do estádio optou por abrir algumas cadeiras e o número de torcedores, ainda extraoficial, chegou a 7,5 mil.

As músicas entoadas foram as tradicionais de jogo, com uma especial para Felipão. "Felipão, Felipão, voltou para casa, campeão", dizia o grito.

Tão logo Luiz Felipe Scolari pisou no gramado da Arena, o hino do clube foi disparado pelo sistema de som, sinalizadores acesos pelos aficionados e a festa teve ponto alto. O comandante e sua comissão técnica, formada por Flávio Murtosa e Ivo Wortman, foram até os aficionados e agradeceram o apoio.

Os torcedores do Grêmio tem em Felipão o maior técnico da história gremista. Entre 93 e 96 ele foi responsável direto por títulos e mais títulos. Foram dois Campeonatos Gaúchos, uma Copa do Brasil, um Brasileirão, Libertadores  e Recopa.

Em entrevista de apresentação, o comandante de campo revelou que aceitou trabalhar tão pouco tempo depois da saída da seleção brasileira com a queda vexatória na Copa do Mundo com goleada de 7 a 1 para Alemanha porque precisava do 'carinho' dos torcedores. E logo de cara foi isso que recebeu.

Não somente dos torcedores. Velhos conhecidos apareceram para abraçar o técnico. O ex-presidente Oly Fachin recebeu carinho de Luiz Felipe antes do início da atividade. E outro que veio buscar o abraço foi o ex-goleiro Danrlei.

"Vieste treinar?", perguntou Felipão ao ver Danrlei. "Bem que eu queria, mas acho que não dá mais", respondeu o ex-atleta que atualmente é deputado federal.

Jardel também compareceu. Mais cedo, na apresentação do treinador ele esteve com conselheiros do clube aplaudindo as frases feitas em resposta aos jornalistas. Após a formalidade, cumprimentou o antigo comandante.

Depois do treinamento desta quarta, Felipão retorna para São Paulo para resolver problemas particulares. Ele não comandará mais atividades nesta semana. Os treinos serão passados pelo auxiliar André Jardine, que comanda o time no sábado contra o Vitória. Felipão estreia apenas no próximo dia 10, contra o Internacional, no Beira-Rio.

Será a terceira passagem do treinador pelo clube. Antes, Felipão trabalhou em 1987 no Grêmio e entre 93 e 96, quando deixou o time campeão brasileiro e foi para o Jubilo Iwata, do Japão.