Topo

Game Fifa não terá times do Brasileirão; clubes falam em contrato até 2015

Bruno Doro e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 13h59

Nesta quarta-feira, os produtores da série de jogos de futebol Fifa anunciou que as equipes do Campeonato Brasileiro estão fora das próximas versões do jogo. Os clubes nacionais, porém, ainda não foram avisados da saída. Alguns deles, inclusive, contatados pela reportagem do UOL Esporte, afirmaram que existem contratos com a produtora EA Sports até 2015 - e, por isso, disponível para, pelo menos, a próxima edição do game.

No comunicado, a empresa diz que não conseguiu renovar os acordos de licenciamento para a liga brasileira. Com isso, o torneio nacional será removido do game. “Devido a algumas mudanças no processo de licenciamento no Brasil, a empresa não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores e, como consequência, os mesmos não serão mais incluídos”.

Em versões anteriores, a série Fifa contava com versões genéricas dos times brasileiros, identificados por suas cidades e cores, mas sem uniformes oficiais ou escudos. Esses times genéricos não vão ser usados já no Fifa 15. Além disso, na versão online (Fifa World - que você pode baixar no site oficial), os times do Brasileirão já estão fora dos planos. 

O comunicado também afirma que a seleção brasileira, com uniformes oficiais e escudos, seguem no jogo, assim como os jogadores brasileiros que atuam no exterior, em campeonatos que foram licenciados para o game.

Maior concorrente da série Fifa, o Pro Evolution Soccer, da japonesa Konami, vai contar com times brasileiros. A empresa conta com o licenciamento da Copa Libertadores, por exemplo, e pode também contar com a Série B do Brasileirão.