Topo

Sem Ronaldinho, torcedores elegem Tardelli como referência no Atlético

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

30/07/2014 12h03

O Atlético-MG inicia oficialmente, nesta quarta-feira, uma nova era, sem a presença de Ronaldinho Gaúcho em campo. Depois de dois anos, o técnico Levir Culpi e a diretoria atleticana terão o trabalho de remontar o time sem a presença do seu principal nome e principalmente encontrar peças no elenco que consigam chamar a responsabilidade e se tornar a referência da equipe.

Do time titular campeão da Libertadores de 2013, o Atlético perdeu, além do técnico Cuca, seus dois principais jogadores de campo, Bernard, que saiu em agosto do ano passado e agora Ronaldinho Gaúcho. Mais do que encontrar um substituto para a armação, Levir precisará achar um jogador que assuma a responsabilidade de ser decisivo. Deixaram a equipe ainda, os laterais Júnior César e Richarlyson, que se revezaram na esquerda.

A torcida atleticana coloca as esperanças em Diego Tardelli, que dividia com Ronaldinho Gaúcho o posto de ídolo atleticano. “Dependeremos mais do Tardelli. Que ele assuma o posto de ídolo em campo, de ser decisivo, de chamar a responsabilidade”, disse Gabriel Gomes, de 28 anos.

“Temos dois nomes de decisão. O Victor, que já provou isso e o Tardelli. Dependeremos que eles ajudem a torcida a esquecer a presença do Ronaldinho em campo. Mas para isso, o time todo precisará crescer de produção”, observou Luís Souza, de 34 anos.

Os números de Tardelli, principalmente os atuais, mostram que a fé da torcida tem razão de ser. O camisa nove foi decisivo para o título da Recopa, quando marcou dois gols, um em cada partida contra o Lanús, chegando à marca de 100 gols com a camisa do Atlético. O atacante já vem sendo escalado mais recuado, ajudando no meio de campo, mesmo com a presença de Ronaldinho na equipe.

O técnico Levir Culpi reconhece que está satisfeito com o momento de Tardelli. “Ele tem uma qualidade técnica diferenciada, tem técnica com velocidade, algo muito difícil de ver. E ele está com números bons agora, sempre penetrando, finalizando, dando passes, fazendo gols, então, se ele continuar assim, vai se tornar um jogador supervalorizado”, afirmou.

Guilherme, que deverá ser o substituto imediato de Ronaldinho Gaúcho a partir da partida contra o Atlético-PR, no próximo domingo, no Independência, terá a missão de conseguir manter a qualidade na armação das jogadas e auxiliar Diego Tardelli e Jô. “Estou pronto para ajudar, ter boas atuações. Vou jogar com as minhas características, continuar o que já venho fazendo”, destacou o meia.

A ausência de Ronaldinho Gaúcho poderá abrir espaço para jogadores que tiveram boas atuações com Levir Culpi, desde a sua chegada, mas que não encontravam espaços, como Dátolo, que foi elogiado pelo comandante e principalmente Luan, que foi decisivo nos dois últimos jogos, contra o Bahia, pelo Brasileirão e Lanús, pela Recopa, quando marcou dois gols.

 “Acho que o Atlético poderá ter de reinventar a forma de jogar, jogar sem aquele jogador que pensa o jogo, que segura a bola. Talvez tenha de ser um time ainda mais de velocidade. Ou então, a entrada de mais um volante, para segurar o meio de campo e proteger a defesa”, opinou Luís Souza.