Topo

Shakhtar não aceita empréstimo e frustra 1ª tentativa do Inter por Fred

Fred não se reapresentou na data prevista e abriu brecha para volta ao Internacional - Alexander KHUDOTEPLY / AFP
Fred não se reapresentou na data prevista e abriu brecha para volta ao Internacional Imagem: Alexander KHUDOTEPLY / AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2014 10h05

O Shakhtar Donetsk não aceitou a proposta de empréstimo apresenta pelo Internacional por Fred, na semana passada. Mesmo mergulhado em uma crise na Ucrânia, o clube do leste europeu bate o pé e quer a permanência do meia. O Colorado aguarda novos desdobramentos do cenário político do país para tentar uma nova investida.

A postura partiu diretamente do presidente do Shakhtar, Rinat Akhmetov. Desgostoso com o movimento de Fred e outros brasileiros, que não se reapresentaram na Ucrânia na data prevista, ele já avisou para seus contatos no Brasil que não aceita ceder seus jogadores temporariamente.

O Internacional, oficialmente, não admite ter feito uma oferta ao clube ucraniano. Diz monitorar a situação à espera de novidades. O empresário Roberto Assis Moreira, irmão de Ronaldinho e agente de Fred, foge das declarações públicas com medo de inviabilizar a situação do atleta de 21 anos no Shakhtar.

Mas a reportagem ouviu que “por empréstimo as chances são zero”. Além da posição da alta cúpula, também pesa contra os planos do Colorado a ideia do técnico Mircea Lucescu. O comandante romeno é auxiliado por Antonio Carlos Zago, ex-zagueiro da seleção brasileira e da Roma. E o antigo defensor disse ao Sportv que a investida do Inter foi rechaçada pois Fred está nos planos para a temporada europeia que se inicia em breve.

"É uma situação que já esteve mais próxima. Ele voltou para Ucrânia. O Inter não precisa do Fred. Todos os clubes brasileiros querem jogadores como ele, de muita qualidade. Se viesse, seria muito bem recebido. Ele deixou o Brasil sem estar totalmente formado ainda. Está em um país com futebol completamente diferente do nosso. Vai adquirir culturalmente uma experiência que poucos conhecem, ainda mais com uma guerra, uma coisa terrível. Já ouvi falar da possibilidade, mas ele tendo voltado fica mais difícil", afirmou Abel Braga ao falar de Fred, na semana passada.

Fred surgiu no Internacional no segundo semestre de 2012. No começo do ano seguinte se firmou como titular, mas a proposta milionária do Shakhtar o fez deixar o Beira-Rio. A transferência custou aos cofres do Shakhtar Donetsk 15 milhões de euros – aproximadamente R$ 44,5 milhões à época. E o Inter ficou com 70% deste valor, cerca de R$ 31,2 milhões.