Topo

Campeão e líder, Cruzeiro vira 'candidato' a ceder jogadores para a seleção

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2014 06h00

Campeão brasileiro de 2013 e líder da atual edição do nacional, o Cruzeiro tem vários jogadores em destaque e muitos deles esperançosos em defender a seleção brasileira. Com a mudança no comando e a esperada renovação da Canarinho, o clube celeste se torna um dos principais candidatos entre os times brasileiros a ceder jogadores para a equipe do técnico Dunga.

Ao menos quatro jogadores da equipe atual são cogitados para a seleção brasileira. O goleiro Fábio segue sendo o nome mais pedido pelos torcedores, que veem o camisa 1 como injustiçado. Já Everton Ribeiro e Ricardo Goulart vem se destacando há duas temporadas e ainda buscam a primeira chance, enquanto Dedé sonha em retornar a seleção.

Em entrevista exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, o novo treinador da seleção brasileira deu alguns indícios de que poderá convocar jogadores do líder, que é visto como o ‘time da moda’ e citou até mesmo o nome de Everton Ribeiro ao elogiar alguns atletas que não foram lembrados por Felipão.

“O Cruzeiro foi campeão brasileiro e tinha bons jogadores. O Atlético de Madrid tinha bons jogadores que poderiam estar também (na seleção), mas será que iriam mudar o resultado (na Copa do Mundo)?”, disse em um trecho da entrevista. “O Felipe Luís, que era do Atlético e foi para o Chelsea, e o Miranda, que continua no Atlético, por pouco não jogaram a Copa. O Everton Ribeiro foi eleito o craque do Brasileirão do ano passado”, afirmou em outro momento.

O zagueiro Léo concorda com o pensamento de Dunga e, pelo bom momento do Cruzeiro que já dura duas temporadas, crê que alguns jogadores devem ser lembrados. “Acho que é uma colocação correta também. Por ser o líder do Brasileiro, por chamar a atenção, deveria ter jogadores na seleção”, afirmou.

O atual companheiro de zaga de Léo é o cruzeirense que esteve mais perto de disputar a Copa do Mundo passada e segue sonhando em retornar à seleção brasileira agora sob o comando de Dunga. “Vou trabalhar bastante porque acho que o Cruzeiro pode me ajudar muito com essa situação de ser convocado”, disse Dedé, já pensando no amistoso contra a Colômbia.

Dedé foi o único jogador do elenco campeão chamado por Felipão enquanto o treinador gaúcho esteve à frente da seleção, mas acabou sendo preterido por Henrique na lista final e nem sequer ficou na lista dos suplentes, que teve Miranda como ‘stand by’.

Quem também sonhou com uma chance enquanto Felipão esteve no comando foi Everton Ribeiro. O habilidoso meia teve em 2013 o melhor momento da carreira, marcando vários belos gols e sendo o principal destaque individual da equipe, tanto que foi eleito o craque do Brasileirão.

Como voltou a jogar bem e já é novamente um dos líderes de assistências do Brasileirão com cinco passes, empatados com Osvaldo, do São Paulo, o meia vive a expectativa de ter a sua primeira oportunidade na seleção principal. "Eu fico esperançoso, mas primeiramente é pensar no Brasileiro, nos jogos que teremos pela frente. É fazer bem o nosso trabalho aqui, ficar na liderança, que o Dunga vai estar de olho”, comentou.

Outro meia do Cruzeiro que está atraindo os olhos de todo país é Ricardo Goulart. O jovem jogador de 23 anos parece seguir os passos do companheiro e já é um dos candidatos a ser o craque do atual brasileirão. Com oito gols em nove jogos, lidera a artilharia isolada da competição e também aguarda por uma oportunidade.

“Fico feliz pelo trabalho que venho desenvolvendo, mas tem muitos jogos pela frente. Tenho que estar provando a cada jogo para ter uma oportunidade. As coisas vão acontecer na hora certa”, afirma com modéstia o camisa 28, que atravessa a melhor fase da carreira com 12 gols marcados nas últimas 13 partidas.

O momento para o time estrelado é tão bom que até quem acabou de chegar também pensa em poder fazer parte da seleção no futuro. “Todo jogador sonha em chegar lá, mas é ter os pés no chão, trabalhar no dia a dia. Para chegar a seleção tem que mostrar onde a gente está”, observou Marquinhos, que já defendeu a seleção sub-20.

O mesmo vale para o zagueiro Manoel, que desde a sua primeira entrevista no Cruzeiro deixou claro o objetivo de realizar um sonho do falecido pai. Bem cotado e eleito como um dos melhores da posição no último brasileirão, agora ele está na reserva de Dedé.

Para o futuro ainda tem Lucas Silva, Alisson e Mayke, três jovens revelações do Cruzeiro. Os dois primeiros já experimentaram o gostinho de vestir a camisa amarela na sub-21, sendo campeões do Torneio de Toulon, e têm chances de fazer parte do time que disputará as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Dunga de olho? - Marcello Zambrana/Light Press - Marcello Zambrana/Light Press
Éverton Ribeiro teve seu nome citado por Dunga e renova esperança de jogar na seleção brasileira
Imagem: Marcello Zambrana/Light Press