Topo

Inter admite perder Aránguiz e passa a secar 'proposta gorda' da Europa

Chileno está na mira do Sevilla e alta cúpula do Inter não foi enfática ao falar do caso - Alexandre Lops/AI Inter Divulgação
Chileno está na mira do Sevilla e alta cúpula do Inter não foi enfática ao falar do caso Imagem: Alexandre Lops/AI Inter Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2014 06h00

Charles Aránguiz não tem a permanência no estádio Beira-Rio tão garantida como o imaginado. O Internacional admite o forte assédio e mais: deixa uma brecha de possibilidade para saída do chileno ainda nesta janela de transferências. Com o interesse em vias de se tornar uma proposta oficial, que pode ser do Sevilla, o Colorado passa a torcer contra a chegada de ofertas elevadas. E que sejam capazes de seduzir o seu camisa 20.

Assim que a mídia italiana noticiou o interesse do Sevilla, algo repercutido na Espanha, o raciocínio em Porto Alegre foi de ouvir uma posição firme do Internacional quanto a Aránguiz. Peça-chave no esquema de Abel Braga, considerado figura vital para o time em 2014. Mas a resposta não foi tão lacônica como a imaginada.

O Inter admite ter recebido sondagens, reconhece que a especulação é grande. E alguns dirigentes da alta cúpula adotam um discurso historicamente utilizado às vésperas de uma negociação de saída.

“Não tem nenhum negócio fechado, mas o interesse existe. É algo comum nesta época, ainda mais para um jogador que teve destaque na Copa do Mundo como ele. Enquanto não existir algo maior, mais concreto, vamos ter cuidado”, disse Giovanni Luigi, presidente do Inter.

Na Europa, a especulação é de que o Sevilla poderia pagar até 14 milhões de euros – cerca de R$ 41,8 milhões, para levar Aránguiz. No começo de junho, o Inter em parceria com o empresário Delcir Sonda bancou 7 milhões de dólares, o equivalente a R$ 15,6 milhões, para ter o jogador em definitivo. Com um contrato de quatro anos.

Uma quantia assim, capaz de garantir lucro ao investidor e ao Inter – dono de 30% do meia neste momento, é o único cenário que poderia fazer o clube gaúcho abrir mão de Aránguiz agora. Tanto que mesmo os dirigentes mais otimistas não são capazes de cravar a permanência do jogador como antes.

“Colocar um jogador como inegociável é muito complicado, ainda mais depois da Copa do Mundo e com o destaque que o Aránguiz teve. Nós queremos manter o jogador, ele está satisfeito aqui e tem um contrato de quatro anos. Vamos fazer todos os esforços para manter o Aránguiz aqui”, afirmou Eduardo Lacher, diretor de futebol do Inter.

Uma semana antes, o próprio empresário Delcir Sonda admitiu ter recebido ofertas extraoficiais por Aránguiz. Mas naquele momento afirmou que não pretendia negociar o atleta, adquirido com recursos do seu bolso, em um negócio que restabeleceu sua parceria com o Colorado. De acordo com o investidor, a proposta permitia até que o chileno ficasse no Brasil até dezembro.

Aránguiz foi contratado em janeiro, por empréstimo, junto ao Udinese e ao Granada-ESP. Em 18 partidas marcou seis gols, mas depois da Copa do Mundo só ficou 25 minutos em campo – diante do Flamengo. Com uma lesão no joelho direito, ele só deve voltar ao time titular no clássico Gre-Nal do próximo dia 10 de agosto. Com o Inter secando as ofertas gordas até lá.