Topo

Palmeiras aposta em recuperar Leandro para economizar e melhorar ataque

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 06h01

O Palmeiras não tem dinheiro para reforçar seu ataque, e Paulo Nobre já deixou isso bem claro e até fez novos empréstimos. Por isso, a aposta da comissão técnica e da diretoria é que recuperar Leandro é o plano ideal para minimizar as necessidades ofensivas da equipe.

O jogador teve uma queda impressionante no seu rendimento logo após ser contratado em definitivo do Grêmio por R$ 8 milhões por 64% dos direitos econômicos do atleta em janeiro de 2014, logo após uma ótima campanha na Série B. Seu contrato vai até dezembro de 2017.

Na temporada de 2013, foram 42 jogos e 19 gols e até uma convocação para a seleção brasileira. Nobre comemorou muito o acerto e teve certeza de retorno do seu investimento. Na época, ele foi bastante pressionado por torcida e conselho para que aquisição fosse feita, especialmente após a saída traumática de Hernán Barcos.

As boas atuações do Leandro, aliás, serviam como argumento em toda discussão que acusava a atual diretoria de ter perdido o argentino.  Hoje, “o feitiço virou contra o feiticeiro”, e os elogios se transformaram em críticas e arma para a oposição.

E o problema não foi só político. A torcida perdeu a paciência com o jogador que já disputou 23 jogos e fez só quatro gols neste ano. Vaiou bastante o atleta. Na última quarta, ele fez um dos gols, teve uma atuação melhor do que a média em 2014 e animou.

Membros da antiga comissão técnica e da atual diretoria avaliam que Leandro é um pouco desligado do ambiente em que vive e não reconheceu a queda no rendimento. Por isso, ficou chateado com as críticas e nem comemorou seu gol.

“Eu comemorei do meu jeito, mas comemorei”, disse ele na saída do jogo. “Criticam quem eles sabem que podem dar mais. Sei que tenho potencial para dar mais, estou devendo, mas não vou abaixar a cabeça. Continuarei trabalhando porque posso melhorar”, afirmou ele em um dos raros momentos em que mostrou ciência da situação.

Antes disso, suas entrevistas nunca citavam o mau momento e as atuações ruins eram tratadas como casualidade. A fase é tão ruim que até sua atuação nas redes sociais passou a ser criticada.

Ricardo Gareca acredita que Leandro ainda pode ser usado na equipe. Ele também sabe que das dificuldades financeiras e entende que é fundamental fazer o atleta voltar a jogar bola.

“O Leandro está trabalhando forte, muito forte, e duro. Eu penso que é um jogador muito importante para o time e, hoje, fez uma partida boa em geral”, afirmou.

Além de Leandro, o Palmeiras tem Henrique, Diogo, Rodolfo, Pablo Mouche e Érik para a formação ofensiva.