Topo

Real Madrid impediu Di María de disputar decisão da Copa, relata médico

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 06h00

Ángel Di María poderia ter sido um dos grandes personagens na decisão da Copa de 2014. Acometido por uma lesão muscular de grau 1 no adutor da perna direita, ele chegou a ser descartado para os dois últimos jogos da Argentina no torneio. No entanto, submeteu-se a tratamento intensivo e treinou com bola três dias antes da final contra a Alemanha, realizada em 13 de julho. A presença do camisa 7 alviceleste no gramado do Maracanã dependia apenas de federação argentina, comissão técnica e atleta concordarem com um sacrifício. Eles só não contavam com um veto do Real Madrid.

Segundo médico que acompanhou de perto os exames de Di María e que pediu para não ser identificado, o argentino não teria condições ideais para jogar a decisão contra a Alemanha. Ainda assim, ele, a comissão técnica e a AFA (Associação de Futebol Argentino) estavam dispostos a correr o risco de um agravamento da lesão. Isso só não aconteceu porque o Real Madrid não autorizou.

Di María, 26, foi um dos principais jogadores da Argentina na Copa de 2014. Foi dele, por exemplo, o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Suíça em duelo válido pelas oitavas de final. O camisa 7 sofreu a lesão muscular na partida seguinte, contra a Bélgica, e não entrou mais em campo.

Na decisão da Copa, Di María chegou a ser colocado no banco de reservas pelo técnico Alejandro Sabella. As substituições da Argentina contra a Alemanha, porém, foram gastas com entradas de Gago, Palacio e Agüero. Após empate sem gols no tempo normal, os europeus venceram por 1 a 0 na prorrogação e ficaram com o título.

A Di María, sobrou uma relação ainda mais desgastada com o Real Madrid. Antes do início da Copa, o canal “TyC Sports” já havia divulgado que ele não voltaria ao clube após o torneio. Ao UOL Esporte, um amigo do jogador confirmou que o argentino tinha intenção de deixar a equipe merengue.

Esse era o ambiente de Di María depois de uma temporada em que ele havia sido um dos principais jogadores do Real nas conquistas da Copa do Rei e da Liga dos Campeões da Uefa. A história da decisão do Mundial só ampliou o desgaste.

De acordo com o diário inglês “Daily Mirror”, o Real Madrid autorizou o estafe de Di María a buscar um novo clube. O time espanhol contratou o alemão Toni Kroos e o colombiano James Rodríguez para o meio-campo.

Um dos principais interessados na contratação de Di María é o Paris Saint-Germain. O time francês poderia desembolsar mais de 65 milhões de euros (R$ 194 milhões) para contar com o argentino, o que transformaria o jogador na venda mais cara da história do Real Madrid – o posto atualmente é do alemão Özil, negociado com o Arsenal por 50 milhões de euros (R$ 149 milhões) no ano passado.

Consultado pela reportagem sobre a situação de Di María, o Real Madrid respondeu por e-mail que informações sobre os jogadores estão no site oficial do clube e não quis falar mais sobre a história da decisão da Copa.