Topo

Seleção alemã sub-19 segue passos do time principal e é bicampeã europeia

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 15h50

Alemanha e Portugal se enfrentaram nesta quinta-feira (31) pela final da Euro sub-19, na Hungria. E se na categoria profissional os alemães fizeram de 2014 o ano do tetracampeonato mundial, os mais novos também começam a fazer bonito pela seleção desde cedo.  Os alemães venceram os portugueses por 1 a 0 e são bicampeões da Europa.

Portugal chegou à final da Euro com uma campanha quase impecável. Foram nove vitórias e um empate na semifinal, contra a Sérvia, derrotada nos pênaltis. Já a Alemanha tem dois empates na competição, contra Escócia e Sérvia.

O primeiro título alemão veio há seis anos - a UEFA considera o campeonato a partir de 2001. Os alemães tinham levantado o troféu em 2008. Desde o título, a Alemanha não chegava a uma final de Euro sub-19.

A Alemanha começou a partida apostando no toque de bola e foi insistindo nisso que chegou ao gol do título, aos 39 minutos do primeiro tempo. Um dos artilheiros da equipe na Euro, Hany Mukhtar, completou cruzamento rasteiro da direita e fez 1 a 0.

A Alemanha também voltou melhor no segundo tempo e por pouco não ampliou o placar. Os contra-ataques eram as jogadas mais perigosas dos alemães, que não fizeram mais gols por muito pouco.

Pela seleção portuguesa, André Silva, artilheiro da equipe com seis gols marcados na Euro era o mais perigoso, mas não conseguiu ajudar Portugal nem mesmo a empatar a partida.