Topo

Técnico do Shakhtar detona profissionalismo de brasileiros e postura do Flu

Técnico Mircea Lucescu criticou até Fluminense em entrevista ao site do Shakhtar - Rafa Rivas/AFP
Técnico Mircea Lucescu criticou até Fluminense em entrevista ao site do Shakhtar Imagem: Rafa Rivas/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2014 15h54

Mesmo em entrevista ao site oficial do próprio do Shakhtar Donetsk, o técnico do clube ucraniano detonou a postura de atletas brasileiros da equipe, entre eles o atacante Wellington Nem, que negocia seu retorno ao Fluminense. O romeno Mircea Lucescu criticou também a intenção do Tricolor do Rio de Janeiro de ter de volta o atleta sem maiores custos.

Recentemente, os brasileiros Alex Teixeira, Fred, Douglas Costa, Dentinho e Ismaily se recusaram a voltar ao Shakthar alegando medo dos conflitos na Ucrânia, já que a cidade de Donetsk também é um dos focos da tensão civil com a Rússia. Já Wellington Nem estava no Brasil tratando de uma lesão e voltou nesta semana ao time europeu com a intenção de pedir a liberação para voltar ao Fluminense.

“É muito difícil trabalhar com eles. Eu gosto muito deles e aprecio demais o futebol brasileiro. Mas o seu profissionalismo deixa a desejar mais. Quando se assina um contrato, eles precisam entender que esse contrato deve ser respeitado. O Shakhtar subiu para um nível que não pode ter jogadores pouco profissionais. Porque do Shakhtar se exige unicamente que melhore os resultados. E eu chamo a atenção dos agentes dos nossos brasileiros que não é correto conspirarem para levar daqui os jogadores. Eles trabalham contra os seus jogadores! Os agentes, infelizmente, pensam em primeiro lugar em seus interesses profissionais e não pensam no fato de os brasileiros não serem só atletas, mas também seres humanos”, detonou Lucescu.

O romeno criticou principalmente a postura do Fluminense, que tem acordo com o atacante Wellington Nem e tenta pressionar o Shakthar por uma liberação.

“O mesmo com o Nem. Dizem que o Fluminense quer ficar com ele. Mas foi o Fluminense que nos apresentou o Nem quando ele estava tendo problemas na virilha fazia 8 meses e não nos disseram nada sobre isso. E agora querem pegar ele de volta como agente livre. No ano passado nós pagamos um bom dinheiro pelo passe dele e o próprio Nem assinou um bom contrato para si. E acabou não jogando nunca, esteve sempre lesionado. Para falar a verdade, eu nem sei direito o seu nível de suas capacidades! E agora eles querem ele de volta, livre, e exercem pressão sobre o jogador para que ele fique no Fluminense. Desse jeito apenas complicam a situação para ele: a relação com a equipe técnica e os colegas de equipe. A impressão que dá é que nos tomam por tolos. Nos venderam o jogador e agora criam pressão para que, passado um ano, esse mesmo jogador regresse como agente livre!”, protestou o treinador.

Lucescu ressaltou que não confiaria em um jogador que tivesse deixado seu ex-clube em litígio ou em situação parecida com a de Wellington Nem.

“Nunca! Eu não teria nunca confiança nesse jogador. Do mesmo jeito que os presidentes dos grandes clubes não vão nunca prestar atenção a esse tipo de jogadores e aos agentes que tentam levar os jogadores”, encerrou o treinador.