Topo

Atlético tenta superar dificuldades financeiras para substituir Ronaldinho

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

01/08/2014 06h00

Ronaldinho Gaúcho já é passado no Atlético-MG. Sem o jogador, que já teve a rescisão do seu contrato informado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clube mineiro trabalha para se recuperar na temporada. Porém, a diretoria não terá facilidade. Além de precisar encontrar um substituto para o camisa dez, os dirigentes terão de superar a dificuldade financeira vivida pelo clube em 2014, para encerrar a temporada de forma tranquila.

Um dos principais problemas encontrados pelo presidente Alexandre Kalil nesta temporada tem sido a questão financeira. O clube já admitiu em duas oportunidades atrasos de salários e premiações dos jogadores. Com dificuldades em disponibilizar verbas, a diretoria tenta deixar tudo em dia.

A grande dificuldade financeira encontrada pelo alvinegro mineiro é em relação ao dinheiro da venda de Bernard para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, há um ano. Cerca de R$ 54 milhões seguem seguros pela Fazenda Nacional. O Atlético espera a renegociação das dívidas fiscais dos clubes brasileiros, situação que vem sendo discutida com o Governo Federal, para conseguir liberar esse dinheiro, viabilizando assim as contas do clube.

Se a saída de Ronaldinho Gaúcho foi lamentada por torcedores atleticanos, servirá para aliviar um pouco as contas do Atlético. O jogador recebia cerca de R$ 900 mil mensais, entre salário fixo, participações em ações de marketing e premiações por objetivos.

Em meio às tentativas de evitar atrasos salariais dos atletas, o dirigente precisará ir ao mercado em busca de um substituto para Ronaldinho Gaúcho. Apesar de Guilherme ser apontado como o sucessor do atleta, até pelas características parecidas, a diretoria reconhece que a saída do craque abre espaço para a chegada de um atleta.

“O Guilherme é um grande jogador, sabe da responsabilidade de jogar no lugar do Ronaldo e em um grande clube. Mas não adianta jogar toda a pressão nele, não vai resolver nada sozinho. Cada um tem que dar seu melhor para ajudar o Guilherme e ajudar os companheiros”, reconheceu Réver.

Um nome já foi oferecido para a diretoria atleticana, mas descartado. Elano, que poderá deixar o Flamengo, surgiu como alternativa para a saída de Ronaldinho Gaúcho. O atleta interessou a diretoria em 2012, mas acabou não acontecendo um acerto. Agora, o alto valor salarial e principalmente, o aspecto físico, que vem impedindo o experiente jogador de ter sequência de partidas pela equipe carioca, inviabilizaram a negociação.

A diretoria alvinegra, porém, trabalhará para buscar ao menos um nome para o restante da temporada. Alexandre Kalil admitiu, nos últimos dias, que se encontrar um nome que agrade ao clube e em condição financeira considerada viável, buscará para suprir a perda do seu principal nome.

“Vai caber jogador no Atlético, mas tem que aparecer, não pode ir de qualquer jeito, de qualquer jeito você vai lá no júnior e busca, que é mais barato”, explicou Alexandre Kalil, confirmando que a diretoria está trabalhando para se reforçar.