Topo

Bota faz 'parceria' com Corinthians e alivia crise dentro e fora de campo

Luís Ramírez está perto de fechar acordo para reforçar o Botafogo até o fim do ano - Almeida Rocha/Folhapress
Luís Ramírez está perto de fechar acordo para reforçar o Botafogo até o fim do ano Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/08/2014 06h02

Próximos nos últimos meses, as negociações entre Corinthians e Botafogo renderam movimentações importantes no mercado da bola. Para o Alvinegro carioca, a “parceria” tem sido fundamental em dois aspectos: técnico e financeiro.

Dentro de campo, o clube ganha com jogadores que têm status de titular. Fora dele, os cofres botafoguenses recebem fôlego por causa do pagamento de salários feitos pelo Corinthians diretamente a jogadores cedidos. Os empréstimos de atletas foram efetuados sem custos.

Referência do time, Emerson Sheik chegou ao Botafogo com salários pagos pelo ex-clube. Apesar de receber em dia, o atacante se solidariza com os problemas enfrentados pelos companheiros e virou aliado na campanha dos atletas para receber três meses de vencimentos. Além disso, o Alvinegro ainda deve pagamento de direitos de imagem há cinco meses e FGTS.

Apesar da grave crise, o clube de General Severiano acerta os últimos detalhes para garantir o reforço de Luis “Cachito” Ramirez. O meia também será cedido pelo Corinthians até o final da atual temporada, sem que o Botafogo pague pelo negócio.

A intenção do Botafogo com a contratação é dar força ao meio-campo, que conta com o irregular Carlos Alberto e o inexperiente Daniel como opções com características mais ofensivas. A proximidade do Corinthians foi usada como arma para a finalização do negócio.

Na contramão, Lodeiro fechou com o clube do Parque São Jorge. O acordo garantiu a continuidade do bom relacionamento, já que o pagamento de parte do salário de Sheik estava garantida a partir de então. O Botafogo depositaria parcelas mensais referentes aos vencimentos do atleta diretamente ao Corinthians, mas a venda do uruguaio serviu para cancelar tal acordo.

Enquanto a diretoria se concentra nos problemas fora de campo, o técnico Vagner Mancini prepara a equipe para enfrentar o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro. O Botafogo precisa se recuperar após derrota para o Flamengo para se manter longe da zona de rebaixamento. Neste momento, a equipe aparece na 13ª colocação da tabela, com 12 pontos.