Topo

Dunga avisa que chamará jogadores por méritos e não por marketing

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 13h06

Dunga reiterou nesta sexta-feira que suas convocações não terão interferências de pressões publicitárias. Em Brasília, onde foi homenageado, o treinador da seleção brasileira informou que a competência será o “critério número 1” na definição dos chamados.

“A seleção se arma por competência e não por amizades, não porque acharmos que alguém é bonito ou por marketing. É por competência e pelo que se realiza dentro de campo”, disse.

A montagem de uma seleção "menos marqueteira e mais competitiva" foi uma das razões dadas pela CBF na primeira vez em que Dunga assumiu o comando técnico, em agosto de 2006, após a Copa da Alemanha. O treinador frisava que ninguém do elenco teria regalia. O discurso valia também para a imprensa.

De volta ao comando após a quarta colocação da seleção na Copa, Dunga evitou dar nomes de possíveis convocados e negou existir uma lista de “barrados”. Indagado sobre se Julio Cesar e Fred poderiam ser chamados novamente, Dunga preferiu não dar detalhes do que planeja à frente do time.

“Não há lista negra depois da Copa. O ´futebol é como a vida, como o trabalho, é por competência”.

A seleção volta a campo no dia 5 de setembro, contra a Colômbia, e dia 8 diante do Equador, ambos nos Estados Unidos. A primeira convocação de Dunga neste retorno à seleção brasileira acontece no dia 19 de agosto.