Topo

Eleição do Vasco faz cartolas mudarem de lado e cria divisão em organizadas

Organizadas do Vasco está divididas em relação a eleição do clube - Julio Cesar Guimaraes/UOL
Organizadas do Vasco está divididas em relação a eleição do clube Imagem: Julio Cesar Guimaraes/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/08/2014 06h00

A busca pelo poder no Vasco tem promovido uma verdadeira “dança das cadeiras” nas alianças políticas do clube. Dirigentes que outrora defendiam o presidente Roberto Dinamite com unhas e dentes, agora são vistos levantando a bandeira de declarados rivais, como Eurico Miranda e Roberto Monteiro. Organizadas também se subdividem de acordo com seus respectivos interesses e o ambiente faz com que o pleito de 2014 seja um dos mais conturbados da história.

O primeiro racha político se deu ainda bem antes da eleição. Com divergências internas, Dinamite viu seus antigos aliados o abandonarem pouco a pouco. Foi assim com José Hamilton Mandarino (ex-vice de futebol), Fred Lopes (ex-vice de patrimônio) e Eduardo Machado (ex-vice de marketing), que se uniram e agora formam a chapa “Identidade Vasco”, que tem como candidato à presidência Roberto Monteiro, antigo crítico do atual mandatário cruzmaltino.

Nelson Rocha, ex-vice de finanças de Dinamite, também se desligou, porém, diferentemente dos outros companheiros, preferiu lançar sua própria candidatura, encabeçando a chapa “Vira Vasco”,  onde não poupa críticas ao ex-atacante vascaíno.

Há também quem ainda esteja com cargo na atual gestão e, mesmo assim, não se intimida ao declarar total apoio a Eurico Miranda, da “Volta Vasco! Volta Eurico!”, casos do atual vice de patrimônio, Manuel Barbosa, do vice de finanças, Jayme Lisboa Alves, e do vice de infanto juvenil, Francisco Villanova.

Fernando Horta, presidente da escola de samba Unidos da Tijuca e personalidade disputada pelos grupos políticos, chegou a criticar publicamente Eurico Miranda, “namorou” com a chapa “Sempre Vasco”, de Julio Brant, mas acabou voltando atrás e, no jogo da última quarta, contra a Ponte Preta, em São Januário, já foi visto aos sorrisos ao lado do ex-presidente e candidato da “Volta Vasco! Volta Eurico”.

Tadeu Correia, ex-vice de infanto juvenil, também se afastou de Dinamite e criou sua própria chapa, a “Vasco Passado a Limpo”, que conta com conselheiros que outrora estiveram ao lado  do atual presidente.

Organizadas se dividem
Principal organizada do clube, a “Força Jovem” está dividida entre os que apoiam Roberto Monteiro e o que estão ao lado de Eurico Miranda.

Monteiro tem como aproximação o fato de já ter sido presidente da torcida na década de 90. Já Eurico possui laços com alguns de seus integrantes desde o tempo em que foi presidente. Alguns deles, inclusive, foram vistos fazendo uma espécie de “escolta” ao dirigente na partida contra a Ponte Preta, em São Januário.

A “Guerreiros do Almirante”, que faz questão de frisar que é apolítica, não declara nenhum apoio aberto, embora alguns de seus membros sejam simpatizantes da chapa “Sempre Vasco”, de Julio Brant.