Topo

Jovem destaque do Grêmio vira alvo de europeus, que preparam proposta

Luan, do Grêmio, vê crescer o interesse europeu e pode receber proposta de saída - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Luan, do Grêmio, vê crescer o interesse europeu e pode receber proposta de saída Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2014 15h18

Luan está valorizado. Jovem, de qualidade evidente e com passagem de sucesso pela seleção de base do Brasil, o destaque ofensivo do Grêmio vê crescer o assédio europeu. Alvo de clubes do Velho Continente, uma proposta pode chegar na próxima semana e levá-lo de Porto Alegre ainda nesta janela de transferências.

Não é uma negociação simples. Luan é defendido por uma multa rescisória alta no clube gaúcho. Porém, os europeus estão convencidos que a aposta no jogador pode dar retorno imediato e ainda maior no futuro. A janela de saída de jogadores do país acaba no fim do mês e este é o prazo para conversa.

Com apenas 21 anos, o meia-atacante teve trajetória meteórica no Grêmio. No clube desde o ano passado, começou o ano como destaque da base na equipe B. Pelos times inferiores do Tricolor, em 39 jogos marcou 17 gols e deu 14 assistências.

Bastaram algumas partidas no Estadual, onde o time B atuou no lugar do principal durante as primeiras rodadas, para a qualidade aparecer. Ao fim da participação no Gauchão, passou ao principal e virou titular absoluto. Ao todo são 29 jogos, 5 gols e 5 assistências no time de cima.

Além disso, Luan foi artilheiro e destaque do Torneio de Toulon pela seleção brasileira Sub-21. Lá ficou conhecido internacionalmente e deu passo importante para o assédio europeu.

Agora, a multa rescisória alta [R$ 121 milhões] dá ao Grêmio o direito de negociar com calma a saída. Na semana que vem, uma proposta oficial da Europa deve chegar à mesa do presidente Fábio Koff. Sem os valores de multa, mas com um oferta interessante pelo atleta.

Vender Luan traria prejuízo técnico ao clube. No entanto, a entrada de verba garante a tranquilidade financeira para o fim deste ano e o começo do próximo. Além disso, a chegada de Fernandinho pode suprir de alguma forma uma eventual saída.

Luan é considerado, ainda, exemplo de sucesso do novo modelo de gestão das categorias de base do Grêmio. Antes de atuar regularmente na base, passou 30 dias no 'Projeto Lapidar' melhorando fundamentos básicos do futebol. Somente depois do aprimoramento, com três turnos de trabalho por dia, foi integrado. 

Titular do time atual, Luan é presença certa na partida de sábado, contra o Vitória, às 21h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.