Topo

Brasília ganha efeito suspensivo e volta a ser campeão da Copa Verde

Com o título da Copa Verde, o time tem vaga na Sul-Americana de 2015 - Divulgação
Com o título da Copa Verde, o time tem vaga na Sul-Americana de 2015 Imagem: Divulgação

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

02/08/2014 18h49

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concedeu na noite de sexta-feira uma liminar de efeito suspensivo que garante ao Brasília, novamente, o título da Copa Verde. A informação foi confirmada por Régis Carvalho, o diretor de futebol do time candango.

O Brasília levantou a taça em campo, mas na última segunda-feira, em julgamento de primeira instância, o tribunal declarou o Paysandu campeão, já que o Brasília teria usado quatro jogadores de maneira irregular na final do torneio, contra a equipe paraense.

O efeito suspensivo, dado pelo auditor José Arruda Silveira Filho, não julga o mérito da questão (não diz, por exemplo, se o Brasília é inocente ou culpado), mas anula, liminarmente, a decisão da primeira instância. O auditor também intima para depoimento o antigo diretor de registros da CBF, Luiz Gustavo Vieira, demitido após o caso.

Apesar da concessão da liminar, ainda haverá um novo julgamento, no pleno do STJD, que definirá de uma vez por todas, na instância desportiva, quem foi o campeão da Copa Verde.

A CBF admitiu responsabilidade na confusão, já que o Brasília de fato renovou o contrato dos jogadores em questão, mas seus nomes não foram publicados no BID (Boletim Eletrônico Diário) por um problema no sistema de informática da CBF. O caso levou à demissão do diretor responsável por esse sistema, que já havia apresentado falhas semelhantes.