Topo

Marcelinho se compara a Lula e diz ser soldado do PT; veja mais candidatos

Rodrigo Paiva/UOL Esporte
Imagem: Rodrigo Paiva/UOL Esporte

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

02/08/2014 06h00

Nas eleições de outubro, o ex-atacante de Corinthians e Flamengo, Marcelinho Carioca, vai pela terceira vez às urnas. Depois de duas tentativas pelo PSB, mudou de partido e ingressou no PT para a disputa deste ano. Tenta uma vaga de deputado estadual em São Paulo. Em campanha, tem acompanhado o candidato petista ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, e tem como um de seus principais conselheiros políticos o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia, que concorre à reeleição.

Diz admirar o seu ex-colega de partido Romário, deputado federal no Rio de Janeiro e candidato ao Senado neste ano - e que está pronto para o debate político em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem chegou a se comparar.
 
"Assim como o Lula, também venho de uma família humilde, fiz curso técnico em mecânica na adolescência. Sou filho de um gari e de uma empregada doméstica. O Lula é uma grande inspiração. Encaro esta eleição como a minha primeira. Desta vez faço parte do projeto político do partido e tenho todas as condições de fazer uma boa campanha. Sou um soldado do partido".
 
Entre os ex-jogadores, Marcelinho terá pelo menos outros dois ex-colegas na disputa em São Paulo. Um deles, Dinei, que também concorre a deputado estadual pelo Solidariedade. Outro é o ex-jogador do Palmeiras, Ademir da Guia, que concorre pelo PRP, que apoia o candidato presidencial Eduardo Campos.
 
Ademir reconhece que a sua base eleitoral é a torcida do Palmeiras, time pelo qual se consagrou nos anos 70. O ex-jogador foi eleito vereador em 2004 pelo PCdoB, mas acabou deixando o partido no ano seguinte, acusado de utilizar recursos destinados ao pagamento de funcionários do seu gabinete, o que ele nega.
 
"Vou começar a viajar pelo Estado. Minha base é mesmo o Esporte. Muitas cidades que precisam de uma quadra, um campo e vou fazer o que posso para ajudar", diz ele.
 
Marcelinho diz que respeita o candidato do PMDB Paulo Skaf. Ambos fizeram campanha juntos na eleição de 2010 pelo PSB. "Não tenho nada a falar dele. Foi uma pessoa que me apoiou muito", disse ele. Apesar de o PMDB fazer parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff, Skaf não tem se mostrado disposto a ceder seu palanque a ela no Estado. "No fim, acho que ele vai se juntar a nós. Estamos (o PT) conversando".
 
Romário, atual deputado federal pelo PSB é o único que vai tentar outro cargo em outubro. Ele é candidato ao senado pelo partido no Rio de Janeiro. Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, tenta a reeleição como deputado federal pelo Rio Grande do Sul. O ex-goleiro João Leite, e o ex-atacante Marques, que fizeram carreira no Atlético Mineiro, tentam a reeleição como deputados estaduais em Minas Gerais.
 
O goleiro Raul Plassmman, que já tentou uma vaga de deputado estadual no Paraná, desta vez busca o mesmo cargo em Minas Gerais, no PSC do Pastor Everaldo. Roberto Dinamite concorre a deputado estadual pelo PMDB do Rio de Janeiro, enquanto Bebeto - tetracampeão mundial com a seleção - tenta a reeleição no Estado.