Topo

Luxa diz que merecia voltar à seleção e defende atuação como gestor

Do UOL, em São Paulo

02/08/2014 08h24

A seleção brasileira ainda está nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Recém- contratado pelo Flamengo, o treinador admitiu o sonho de voltar a comandar o time nacional e seu desejo de disputar uma Copa do Mundo.

“Sou preparado para a Seleção. Pelo meu nível, pelas coisas que já fiz, merecia, mas se não der, fazer o quê?”, disse Luxemburgo em entrevista ao Sportv.

A seleção brasileira passou por mudança no comando após a Copa do Mundo de 2014. Luiz Felipe Scolari acabou demitido após as derrotas nas reta final da competição, entre elas a goleada para a Alemanha por 7 a 1, e foi cogitada a contratação de um treinador estrangeiro. No fim, a CBF optou por fechar com Dunga.

Para Luxemburgo, trazer um estrangeiro para comandar a seleção não seria a solução para o futebol nacional. O treinador ironizou os grandes treinadores europeus e afirmou que o grande problema do país está na estrutura, e não nos profissionais.

“Tem que repensar não é a vinda de técnico estrangeiro, é o intercâmbio que tem que fazer. Se trouxer Mourinho, Guardiola e falar assim: ‘Você vai dirigir Flamengo, Corinthians, nessa estrutura aqui”, não vai acontecer nada. Agora, se trouxer o Mourinho e outros grandes técnicos estrangeiros para ficar no Brasil cinco, 10 anos, eles vão ganhar”, comentou.

Luxemburgo comandou a seleção brasileira entre 1998 e 2000. Com campanha irregular nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e investigado pela CPI do futebol, o treinador viu seu ciclo na equipe nacional ser encerrado após eliminação para Camarões nas quartas de final das Olimpíadas de Sydney, mesmo estando com dois jogadores a mais.

Antes de acertar com o Flamengo, Luxemburgo acumulou uma série de fracassos recentes por diversos clubes brasileiros. Em baixa, o treinador viu como principal crítica seu envolvimento com assuntos fora dos gramados, como a contratação de jogadores. O técnico, porém, defendeu sua atuação nos bastidores.

“[Tem que] Acabar com essa coisa de técnico que fala: ‘ah, sou só técnico de futebol’. Técnico tem que ser responsável pelo futebol e criar linha nos departamentos, formar jogador, criar e formar”, afirmou Luxa.