Topo

Ricardo Goulart supera atacantes da seleção e espera chance com Dunga

Ricardo Goulart durante a vitória do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 1, no Mineirão, pelo Brasileirão - Gualter Naves/Light Press
Ricardo Goulart durante a vitória do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 1, no Mineirão, pelo Brasileirão Imagem: Gualter Naves/Light Press

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2014 10h00

Ricardo Goulart não é atacante, mas é o artilheiro do Brasileirão, com oito gols, e o maior goleador do Cruzeiro na temporada, com 17 tentos marcados. Os números são dignos de grandes centroavantes do futebol brasileiro e superiores ao dos atacantes da seleção brasileira que estiveram na Copa do Mundo, como Fred, Jô, Bernard e até mesmo Neymar.

O camisa 10 do Brasil na Copa do Mundo sofreu com problemas de lesão em 2014 e balançou as redes em apenas 12 oportunidades, sendo oito pela seleção e apenas quatro pelo Barcelona. Fred marcou 12 gols no ano, apenas um no Mundial, e Jô oito, sendo o último deles em abril.

Os bons números de Ricardo Goulart e a má fase dos últimos centroavantes da seleção brasileira faz o meia-atacante sonhar com a convocação. Além de fazer muitos gols, o cruzeirense tem sido o principal destaque do líder do Brasileirão, considerado um meia moderno e atravessa a melhor fase da carreira.

“Fico muito feliz por estar passando por esse momento sensacional, tenho que agradecer aos meus companheiros que estão se dedicando ao máximo dentro de campo. Espero retribuir da melhor maneira possível e continuar com essa média até o fim do ano”, afirmou o meia.

Dos 17 gols na temporada, Ricardo Goulart marcou 12 deles nos últimos 13 jogos. No Brasileirão a média é parecida, com oito tentos em nove partida. O meia tenta manter esse alto índice para ser lembrado por Dunga no próximo dia 19, quando o técnico fará a convocação para os amistosos contra Colômbia e Equador.

“Nesse momento (de mudança) é delicado. Como sempre digo, somos avaliados a cada jogo. Faltam alguns dias ainda para acontecer isso (a convocação), vou fazer meu papel, tentar realizar grandes partidas, manter a média de gols e quando tiver próximo a gente volta a falar sobre esse assunto seleção”, destacou o camisa 28.

Até lá Goulart ainda terá mais três partidas pelo Cruzeiro, contra Botafogo, Criciúma e Santos, para convencer o novo treinador da seleção de realmente merece uma chance. “Vamos passo a passo, jogo a jogo, vou fazer meu trabalho primeiramente, e quando estiver próximo espero que tenha passado na prova", ressaltou.