Topo

Guardiola revela em livro sobre sua carreira que odeia o tiki-taka

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 14h58

Pep Guardiola será personagem principal do livro "Herr Pep", escrito pelo jornalista espanhol Marti Perarnau e que deverá ser lançado em setembro. Na publicação, o treinador do Bayern de Munique fala sobre sua saída do Barcelona e diz ainda que não gosta do termo 'tiki-taka', usado para denominar a troca incessante de passes como base da construção de jogadas ofensivas.

"Odeio o tiki-taka. A posse de bola é apenas um método para ordenar a equipe e desmontar o adversário. Se não há uma sequência de 15 passes, é impossível fazer uma transição da defesa para o ataque de forma correta", explicou o treinador espanhol.

Com relação a sua saída do Barcelona, Guardiola nega a notícia que não teve apoio para comandar uma reformulação no elenco catalão.

"É mentira que tenha saído porque o presidente do Barcelona não me apoiou na remodelação do plantel. Estava no limite do desgaste e não sabia quais soluções poderia oferecer à equipe", revelou o treinador.

Em "Herr Pep", Marti Perarnau teve autorização para acompanhar Guardiola durante 200 dias e depois sintetizar isso em uma livro. A única condição é que ele não poderia revelar nenhuma história dos bastidores da passagem do espanhol pelo Bayern de Munique.
 
Mesmo assim, Perarnau irá falar sobre assuntos públicos do time alemão, como Guardiola comentando sobre a derrota para o Real Madrid por 4 a 0 na última Liga dos Campeões: "foi o pior jogo da minha carreira de treinador".